ESSA PESQUISA TEM COMO TEMA A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE EDUCACIONAL: DESAFIOS E INOVAÇÕES NA
SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA E TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO
INTERPRETE DE LIBRAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL E COMO ESPECÍFICOS CONHECER AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES DESSE PROFISSIONAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL, AVERIGUAR AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS
NO ASPECTO EDUCACIONAL E CONHECER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS COM OS SURDOS EM SEU DIA
A DIA NA SALA DE AULA. PARA APROFUNDAR-SE NO TEMA FOI PESQUISADO E ESTUDADO ALGUNS TEÓRICOS DA
ÁREA COMO TAMBÉM AS LEIS QUE ABORDAM SOBRE O TEMA, COMO POR EXEMPLO A LEI 10.436 DE 24 DE
ABRIL DE 2002; DECRETO 5.626 DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005, LEI 12.319 DE 01 DE SETEMBRO DE 2010
QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DO TRADUTOR E INTERPRETE DE LIBRAS. A METODOLOGIA FOI DE CUNHO QUALITATIVO, COM PESQUISA DE
CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE PARNAÍBA-PI, NO QUAL FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO
COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO INTERPRETE EDUCACIONAL E OS DESAFIOS E
INOVAÇÕES EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. MEDIANTE A PESQUISA OBSERVOU-SE QUE O IE É DE
FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO NO AMBIENTE ESCOLAR, VISTO QUE ELE
QUE FAZ TODO O PROCESSO DE INCLUSÃO DO SURDO NO MUNDO DOS OUVINTES E FAZ A INTERMEDIAÇÃO ENTRE
ALUNO SURDO E PROFESSOR E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, VISTO QUE NÃO EXISTE
SINAIS EM LIBRAS PARA TODOS OS TEMAS DAS DISCIPLINAS.