ESTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE EXAMINAR A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS, FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, DAS SUAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM EDUCAÇÃO
MATEMÁTICA, DO TRABALHO COLABORATIVO, QUE PROMOVEM O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. EM
ADIÇÃO, TRATA-SE DO RECORTE TEÓRICO INTEGRANTE DE UMA INVESTIGAÇÃO APLICADA NUMA TURMA DE ESTUDANTES
DA DISCIPLINA: CONTEÚDO E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE
DE EDUCAÇÃO DA FACED/UFAM. COM EFEITO, ELABOROU-SE A SEGUINTE QUESTÃO DE PESQUISA: DE QUE
FORMA ESTÁ CONSTITUÍDO O CORPUS DE PESQUISA NA ÁREA DO TRABALHO COLABORATIVO E AS PRÁTICAS
INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS? DESTA FORMA, COMO METODOLOGIA DE TRABALHO
EMPREGOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM BASE EM TRABALHOS CIENTÍFICOS ATUAIS E RELEVANTES.
ADICIONALMENTE, AS PESQUISAS REGISTRAM RESULTADOS QUE EXPRESSAM MAIOR REFLEXÃO E INTERAÇÃO ENTRE OS
PARTICIPANTES QUE ESTÃO DISPOSTOS A COLABORAR COM OS URGENTES AVANÇOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. NO
SEU CONJUNTO, OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES COM VISTAS A UMA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNDAMENTADA NA APLICAÇÃO ARTICULAÇÃO DAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS E O TRABALHO
COLABORATIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE