PARTINDO DE LEITURAS E DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ÁREA ESCOLAR, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DAS AULAS REMOTAS. O BRINCAR PROMOVE UMA POS-SIBILIDADE, UMA GRANDE IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, POIS ELA SE DIVERTE, DESEN-VOLVE COMPETÊNCIAS, APRENDE, CONSTRÓI, FANTASIA E EXPERIMENTAR O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO APRENDER BRINCANDO. COM O INÍCIO DAS AULAS NO MODO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) DEFINI-DO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) O DESAFIO CAUSADO PELA PANDEMIA FOI MUITO DESAFIADOR. DE FORMA PRAZEROSA E CRIATIVA, OS PROFESSORES EXERCEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO SABER DO ALUNO, PODENDO IMPACTAR POSITIVAMENTE NA VIDA DO MESMO, FAVORECENDO UMA APRENDI-ZAGEM DE QUALIDADE, ÚTIL E PRIVILEGIADA. O OBJETIVO DESSA PESQUISA É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA E DIANTE DA NOSSA ATUAL SITUAÇÃO E DE EXTRE-MA RELEVÂNCIA SE TORNOU AULAS A DISTÂNCIA POR SEGURANÇA DE TODA A POPULAÇÃO. OS JOGOS, QUE SEMPRE FIZERAM PARTE DA DIDÁTICA DE GRANDES EDUCADORES DO PASSADO, HOJE, SURGEM COMO UMA NECESSIDADE INDISPENSÁVEL NO PROCESSO EDUCATIVO. NÃO SERÁ ABORDADO O BRINCAR POR BRINCAR, MAS SIM O BRINCAR SOB UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA. SEGUNDO ALMEIDA (1978) OS JOGOS NÃO DEVEM SER FINS, MAS MEIOS PARA ATINGIR OBJETIVOS PROPOSTOS E INTENCIONAIS E AINDA, DEVEM SER APLICADOS PARA O BENEFÍCIO EDUCATIVO. É POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS EDUCADORES READAPTARAM-SE ATRIBUINDO JOGOS PEDAGÓGICOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS, MANTENDO OS ALUNOS ATRÁS DAS TELAS, COM A MESMO OBJETIVO DE OBTER O INTERESSE DOS ALUNOS.