O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A RECEPÇÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, AO ABORDAR A TEMÁTICA DIVERSIDADE SEXUAL, TIDA COMO “TABU” E POUCO DISCUTIDA NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM O ASSUNTO “OS TRANSGÊNEROS NO ESPORTE”, DURANTE AS AÇÕES DE INTERVENÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS VI, NO ANO DE 2019, EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNÍCIPIO DE MONTEIRO – PB, TOBIAS REMÍGIO (ZONA RURAL) E A ESCOLA TIRADENTES (ZONA URBANA). O ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA NA PERSPECTIVA DE GIL (2008) E QUALITATIVA SOB A ÓPTICA DE MILES E HUBERMAN (1994). A ESCOLHA DO TEMA TRABALHADO TEVE COMO INTUITO DESPERTAR NOS DISCENTES O SENSO CRÍTICO SOBRE À DIVERSIDADE SEXUAL, POIS NÃO DISCUTIR OS PROBLEMAS DE ORDEM SOCIAL GERAM O DESRESPEITO E O PRECONCEITO. UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES: BARRETO (2017), DINIS (2008), GEETZ (2000), LOURO (2014), KOTLINSKI (2012) E PCNS (1998). AO FINAL DOS ENCONTROS, PUDEMOS PERCEBER DIFERENTES RECEPÇÕES DOS DISCENTES COM O PRIMEIRO CONTATO COM O TEMA, COMO TAMBÉM, O SENSO CRÍTICO, NO QUAL FORAM EXPOSTOS SEUS ARGUMENTOS ATRAVÉS DO GÊNERO “CARTA DO LEITOR”, QUE FORAM ESCRITOS POR ELES. APESAR DO TEMA GERAR PRECONCEITO EM ALGUNS ALUNOS, CONSEGUIMOS MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DO ASSUNTO SER DISCUTIDO NO ÂMBITO EDUCACIONAL E AMPLIAR O CONHECIMENTO DE MUNDO ATRAVÉS DA DISCUSSÃO E INTERAÇÃO.