O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI EMPREGADA A METODOLOGIA DE REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA, TENDO COMO EIXO NORTEADOR DA PESQUISA A TEORIA WALLONIANA: PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA, FAZENDO USO DOS SEGUINTES DESCRITORES: AFETIVIDADE, ENSINO, APRENDIZAGEM E PSICOLOGIA. AO LONGO DO ESTUDO, APONTA-SE PARA A IMPORTÂNCIA DE ENTENDER A CRIANÇA DE FORMA INTEGRAL, PENSANDO NOS ASPECTOS MOTORES, COGNITIVOS E EMOCIONAIS. SENDO NECESSÁRIO NO CONTEXTO ESCOLAR O ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE O EDUCADOR E O EDUCANDO PARA FINS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. POR FIM, NOTOU-SE QUE NO AMBIENTE ESCOLAR AINDA HÁ UM GRANDE FOCO NO ASPECTO COGNITIVO DOS ALUNOS EM DETRIMENTO A OUTROS, SENDO NECESSÁRIO O AVANÇO EM PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE AS DIMENSÕES AQUI APRESENTADAS.