ESTE ARTIGO VERSA SOBRE UMA AÇÃO QUE FOI DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO 2O ANO DO ENSINO MÉDIO DURANTE O ANO DE 2020, A QUAL ENVOLVEU UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FILOSOFIA MORAL ATRAVÉS DE CONTOS LITERÁRIOS. O PRINCIPAL OBJETIVO DA AÇÃO FOI FAZER COM QUE OS ESTUDANTES ADQUIRISSEM MAIOR DOMÍNIO DE TEORIAS DA FILOSOFIA MORAL QUE REFLETEM SOBRE QUESTÕES ÉTICAS CONTEMPORÂNEAS RELACIONADAS AO COTIDIANO DELES. PARA TANTO, A INTERFACE ENTRE FILOSOFIA E CONTOS BRASILEIROS ATUAIS MOSTROU-SE FÉRTIL NA MEDIDA EM QUE TAIS CONTOS POSSIBILITARAM APRESENTAR QUESTÕES MORAIS DE UMA MANEIRA ACESSIVEL AOS ALUNOS, CONTRIBUINDO TANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE A MORALIDADE QUANTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA. FORAM REFERÊNCIAS CRUCIAIS PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO: OS ESTUDOS DE CHARLES FEITOSA SOBRE A FILOSOFIA POP, SOBRETUDO O ENSAIO O QUE É ISTO: FILOSOFIA POP? (2001); AS INVESTIGAÇÕES DE MICHAEL SANDEL SOBRE A FILOSOFIA MORAL, NA OBRA JUSTIÇA (2015); E A OBRA LETRAMENTO LITERÁRIO (2009), DE RILDO COSSON, QUE ABORDA UMA FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA. FINALIZADA A AÇÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR, COMO PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES, QUE OS ESTUDANTES ADQUIRIRAM UM MAIOR DOMÍNIO DE TEORIAS DA FILOSOFIA MORAL QUE REFLETEM SOBRE O COTIDIANO DELES (O QUE ERA OBJETIVADO COM AS HABILIDADES DA BNCC E TEMAS TRANSVERSAIS SELECIONADOS), ALÉM DE TEREM AUMENTADO O DOMÍNIO DA COMPETÊNCIA LEITORA, ANALÍTICA E INTERPRETATIVA.