DESDE O ANO DE 2020, O BRASIL E O MUNDO V?M ENFRENTANDO DIVERSOS PROBLEMAS RELACIONADOS A
PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, A ?REA DA EDUCA??O TAMB?M VEM ENFRENTANDO IN?MEROS DESAFIOS
NESTE NOVO CEN?RIO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR SER O RESULTADO DA SOLICITA??O
FEITA PELA PROFESSORA DR.? KEILA QUEIROZ E SILVA, REFERENTE ? AVALIA??O CONCLUSIVA DA DISCIPLINA DE
EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA, BASEADA NA METODOLOGIA
DA HIST?RIA ORAL. COMO OBJETIVO, PROCURAMOS COMPREENDER, POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS DE TR?S
ALUNAS DA UNIVERSIDADE ABERTA ? TERCEIRA IDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE,
(UATI/UFCG) ? AS SENHORAS J?LIA, ROSA E MUNDINHA ? ASPECTOS LIGADOS AOS DESAFIOS E
APRENDIZAGENS QUE AS PERPASSARAM E PERPASSAM NESTA ATUAL CONJUNTURA. CONSTATAMOS QUE A
HIST?RIA DAS UATI?S NASCEU DA POSSIBILIDADE DE SER UM PROJETO DE INSER??O DAS PESSOAS IDOSAS NA
EDUCA??O PERMANENTE, INVESTINDO NA CONSTRU??O DE UM ENVELHECER BEM. ASSIM TAMB?M SEGUE A
UATI DA UFCG, QUE TEVE SUA INAUGURA??O PRESENCIAL, MAS SUAS ATIVIDADES INICIARAM
REMOTAMENTE. NESSE SENTIDO, AS NARRATIVAS DAS ALUNAS APONTAM, UMA VIS?O POSITIVA DO ENSINO
REMOTO, APRENDIZAGENS COM OS OUTROS E SOB ELAS PR?PRIAS, E COMO CADA UMA CONSEGUIU LIDAR COM
OS DESAFIOS QUE SURGIRAM DIANTE DA EXPERI?NCIA PEDAG?GICA VIRTUALMENTE. A UATI/UFCG
TORNOU-SE UMA INSTITUI??O FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO, ENQUANTO UMA FONTE DE APRENDIZAGEM
E AQUISI??O DE NOVOS SABERES, BEM COMO A CONQUISTA DE UM LUGAR DE ACOLHIMENTO E SUPERA??O DA
SOLID?O DOS SENESCENTES NA PANDEMIA, POR MEIO DA EDUCA??O DIGITAL INTERGERACIONAL.