Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS NARRADAS DE DISCENTES DA UATI/UFCG ACERCA DOS SEUS PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO

Palavra-chaves: NARRATIVAS, CONTEXTO PANDÊMICO, INCLUSÃO DIGITAL, UATI/UFCG, Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79990
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 698
    "inscrito_id" => 1807
    "titulo" => """
      OFICINA DE MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS NARRADAS DE \r\n
      DISCENTES DA UATI/UFCG ACERCA DOS SEUS PROCESSOS \r\n
      DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO
      """
    "resumo" => """
      DESDE O ANO DE 2020, O BRASIL E O MUNDO V?M ENFRENTANDO DIVERSOS PROBLEMAS RELACIONADOS A \r\n
      PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, A ?REA DA EDUCA??O TAMB?M VEM ENFRENTANDO IN?MEROS DESAFIOS \r\n
      NESTE NOVO CEN?RIO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR SER O RESULTADO DA SOLICITA??O \r\n
      FEITA PELA PROFESSORA DR.? KEILA QUEIROZ E SILVA, REFERENTE ? AVALIA??O CONCLUSIVA DA DISCIPLINA DE \r\n
      EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA, BASEADA NA METODOLOGIA \r\n
      DA HIST?RIA ORAL. COMO OBJETIVO, PROCURAMOS COMPREENDER, POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS DE TR?S \r\n
      ALUNAS DA UNIVERSIDADE ABERTA ? TERCEIRA IDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, \r\n
      (UATI/UFCG) ? AS SENHORAS J?LIA, ROSA E MUNDINHA ? ASPECTOS LIGADOS AOS DESAFIOS E \r\n
      APRENDIZAGENS QUE AS PERPASSARAM E PERPASSAM NESTA ATUAL CONJUNTURA. CONSTATAMOS QUE A \r\n
      HIST?RIA DAS UATI?S NASCEU DA POSSIBILIDADE DE SER UM PROJETO DE INSER??O DAS PESSOAS IDOSAS NA \r\n
      EDUCA??O PERMANENTE, INVESTINDO NA CONSTRU??O DE UM ENVELHECER BEM. ASSIM TAMB?M SEGUE A \r\n
      UATI DA UFCG, QUE TEVE SUA INAUGURA??O PRESENCIAL, MAS SUAS ATIVIDADES INICIARAM \r\n
      REMOTAMENTE. NESSE SENTIDO, AS NARRATIVAS DAS ALUNAS APONTAM, UMA VIS?O POSITIVA DO ENSINO \r\n
      REMOTO, APRENDIZAGENS COM OS OUTROS E SOB ELAS PR?PRIAS, E COMO CADA UMA CONSEGUIU LIDAR COM \r\n
      OS DESAFIOS QUE SURGIRAM DIANTE DA EXPERI?NCIA PEDAG?GICA VIRTUALMENTE. A UATI/UFCG \r\n
      TORNOU-SE UMA INSTITUI??O FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO, ENQUANTO UMA FONTE DE APRENDIZAGEM \r\n
      E AQUISI??O DE NOVOS SABERES, BEM COMO A CONQUISTA DE UM LUGAR DE ACOLHIMENTO E SUPERA??O DA \r\n
      SOLID?O DOS SENESCENTES NA PANDEMIA, POR MEIO DA EDUCA??O DIGITAL INTERGERACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS, CONTEXTO PANDÊMICO, INCLUSÃO DIGITAL, UATI/UFCG, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1807_29072021103925.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE PEREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE PEREIRA MENDES"
    "autor_email" => "mendesjackeline.ufcg@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79990
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 698
    "inscrito_id" => 1807
    "titulo" => """
      OFICINA DE MEMÓRIAS: EXPERIÊNCIAS NARRADAS DE \r\n
      DISCENTES DA UATI/UFCG ACERCA DOS SEUS PROCESSOS \r\n
      DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO PANDÊMICO
      """
    "resumo" => """
      DESDE O ANO DE 2020, O BRASIL E O MUNDO V?M ENFRENTANDO DIVERSOS PROBLEMAS RELACIONADOS A \r\n
      PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, A ?REA DA EDUCA??O TAMB?M VEM ENFRENTANDO IN?MEROS DESAFIOS \r\n
      NESTE NOVO CEN?RIO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR SER O RESULTADO DA SOLICITA??O \r\n
      FEITA PELA PROFESSORA DR.? KEILA QUEIROZ E SILVA, REFERENTE ? AVALIA??O CONCLUSIVA DA DISCIPLINA DE \r\n
      EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA, BASEADA NA METODOLOGIA \r\n
      DA HIST?RIA ORAL. COMO OBJETIVO, PROCURAMOS COMPREENDER, POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS DE TR?S \r\n
      ALUNAS DA UNIVERSIDADE ABERTA ? TERCEIRA IDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, \r\n
      (UATI/UFCG) ? AS SENHORAS J?LIA, ROSA E MUNDINHA ? ASPECTOS LIGADOS AOS DESAFIOS E \r\n
      APRENDIZAGENS QUE AS PERPASSARAM E PERPASSAM NESTA ATUAL CONJUNTURA. CONSTATAMOS QUE A \r\n
      HIST?RIA DAS UATI?S NASCEU DA POSSIBILIDADE DE SER UM PROJETO DE INSER??O DAS PESSOAS IDOSAS NA \r\n
      EDUCA??O PERMANENTE, INVESTINDO NA CONSTRU??O DE UM ENVELHECER BEM. ASSIM TAMB?M SEGUE A \r\n
      UATI DA UFCG, QUE TEVE SUA INAUGURA??O PRESENCIAL, MAS SUAS ATIVIDADES INICIARAM \r\n
      REMOTAMENTE. NESSE SENTIDO, AS NARRATIVAS DAS ALUNAS APONTAM, UMA VIS?O POSITIVA DO ENSINO \r\n
      REMOTO, APRENDIZAGENS COM OS OUTROS E SOB ELAS PR?PRIAS, E COMO CADA UMA CONSEGUIU LIDAR COM \r\n
      OS DESAFIOS QUE SURGIRAM DIANTE DA EXPERI?NCIA PEDAG?GICA VIRTUALMENTE. A UATI/UFCG \r\n
      TORNOU-SE UMA INSTITUI??O FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO, ENQUANTO UMA FONTE DE APRENDIZAGEM \r\n
      E AQUISI??O DE NOVOS SABERES, BEM COMO A CONQUISTA DE UM LUGAR DE ACOLHIMENTO E SUPERA??O DA \r\n
      SOLID?O DOS SENESCENTES NA PANDEMIA, POR MEIO DA EDUCA??O DIGITAL INTERGERACIONAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "NARRATIVAS, CONTEXTO PANDÊMICO, INCLUSÃO DIGITAL, UATI/UFCG, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID1807_29072021103925.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE PEREIRA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE PEREIRA MENDES"
    "autor_email" => "mendesjackeline.ufcg@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DESDE O ANO DE 2020, O BRASIL E O MUNDO V?M ENFRENTANDO DIVERSOS PROBLEMAS RELACIONADOS A PANDEMIA E, CONSEQUENTEMENTE, A ?REA DA EDUCA??O TAMB?M VEM ENFRENTANDO IN?MEROS DESAFIOS NESTE NOVO CEN?RIO. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO JUSTIFICA-SE POR SER O RESULTADO DA SOLICITA??O FEITA PELA PROFESSORA DR.? KEILA QUEIROZ E SILVA, REFERENTE ? AVALIA??O CONCLUSIVA DA DISCIPLINA DE EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA, BASEADA NA METODOLOGIA DA HIST?RIA ORAL. COMO OBJETIVO, PROCURAMOS COMPREENDER, POR MEIO DAS NARRATIVAS ORAIS DE TR?S ALUNAS DA UNIVERSIDADE ABERTA ? TERCEIRA IDADE, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, (UATI/UFCG) ? AS SENHORAS J?LIA, ROSA E MUNDINHA ? ASPECTOS LIGADOS AOS DESAFIOS E APRENDIZAGENS QUE AS PERPASSARAM E PERPASSAM NESTA ATUAL CONJUNTURA. CONSTATAMOS QUE A HIST?RIA DAS UATI?S NASCEU DA POSSIBILIDADE DE SER UM PROJETO DE INSER??O DAS PESSOAS IDOSAS NA EDUCA??O PERMANENTE, INVESTINDO NA CONSTRU??O DE UM ENVELHECER BEM. ASSIM TAMB?M SEGUE A UATI DA UFCG, QUE TEVE SUA INAUGURA??O PRESENCIAL, MAS SUAS ATIVIDADES INICIARAM REMOTAMENTE. NESSE SENTIDO, AS NARRATIVAS DAS ALUNAS APONTAM, UMA VIS?O POSITIVA DO ENSINO REMOTO, APRENDIZAGENS COM OS OUTROS E SOB ELAS PR?PRIAS, E COMO CADA UMA CONSEGUIU LIDAR COM OS DESAFIOS QUE SURGIRAM DIANTE DA EXPERI?NCIA PEDAG?GICA VIRTUALMENTE. A UATI/UFCG TORNOU-SE UMA INSTITUI??O FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO, ENQUANTO UMA FONTE DE APRENDIZAGEM E AQUISI??O DE NOVOS SABERES, BEM COMO A CONQUISTA DE UM LUGAR DE ACOLHIMENTO E SUPERA??O DA SOLID?O DOS SENESCENTES NA PANDEMIA, POR MEIO DA EDUCA??O DIGITAL INTERGERACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.