ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS LEITURAS E ANALISES DAS TEORIAS SOCIAIS QUE VERSAM SOBRE EDUCAÇÃO, E O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL PARA FOMENTAR UM DEBATE APRESENTANDO OS ASPECTOS DA MODERNIDADE, GLOBALIZAÇÃO, MUNICÍPIO QUE EDUCA, EDUCAÇÃO POPULAR E DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL. PARA TANTO, DESENVOLVE-SE UMA REFLEXÃO TEÓRICA BASEADA EM REVISÃO DE LITERATURA E PESQUISA ONLINE, AFIM DE REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO INICIALMENTE REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NA BASE DE DADOS SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO) UTILIZANDO AS PALAVRAS CHAVES ABAIXO DESCRITAS. O QUE PROPORCIONOU RECUPERAR TEXTOS COM REFERÊNCIA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. REFLETINDO SOBRE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS URGENTES E FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO E PARA ESSA CONSTRUÇÃO É NECESSÁRIO A SISTEMATIZAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DESDE A ESCOLA PARA IMPACTAR E GERAR NOVOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS EM QUE OS CÓDIGOS E SIGNOS SEJAM O CUIDADO COM O OUTRO, COM A VIDA E COM O NOSSO PLANETA.