ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), QUE ABORDOU A IMPLANTAÇÃO DO
PRIMEIRO LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA IRMÃO PIO BARROSO (LEMEIPIB),
DESENVOLVIDO POR ACADÊMICAS E PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA). NO PRESENTE ESTUDO, BUSCAMOS INVESTIGAR AS
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS À IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA
(LEM) NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PIO BARROSO COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
MATEMÁTICAS EM FORMATO VIRTUAL SEGUINDO AS NORMAS DE CONTROLE EM VIRTUDE DA COVID-19. A
INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA E DE
CAMPO. A IMPLANTAÇÃO DO LEM SURGIU DO DESEJO DE OFERTAR UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICO ONDE
FOSSE POSSÍVEL CONSTRUIR E UTILIZAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E ATIVIDADES INDICADAS PARA CADA ANO ESCOLAR
DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REFERIDA ESCOLA. ENTRE OS RESULTADOS APONTAMOS QUE AS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NO LEMEIPIB CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL DA
PESQUISADORA E OFERECEU POSSIBILIDADES DE CRIAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E APLICAR SEQUÊNCIAS QUE
PROPICIARAM UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PROMOVEU A CRIAÇÃO, INVENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DISPOSIÇÃO
PARA DIALOGAR E APRENDER.