Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EM ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA – PA

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO, LÚDICO, Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81592
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2986
    "inscrito_id" => 5594
    "titulo" => """
      IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA \r\n
      EM ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA – PA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), QUE ABORDOU A IMPLANTAÇÃO DO \r\n
      PRIMEIRO LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA IRMÃO PIO BARROSO (LEMEIPIB), \r\n
      DESENVOLVIDO POR ACADÊMICAS E PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE \r\n
      FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA). NO PRESENTE ESTUDO, BUSCAMOS INVESTIGAR AS \r\n
      POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS À IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA \r\n
      (LEM) NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PIO BARROSO COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES \r\n
      MATEMÁTICAS EM FORMATO VIRTUAL SEGUINDO AS NORMAS DE CONTROLE EM VIRTUDE DA COVID-19. A \r\n
      INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA E DE \r\n
      CAMPO. A IMPLANTAÇÃO DO LEM SURGIU DO DESEJO DE OFERTAR UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICO ONDE \r\n
      FOSSE POSSÍVEL CONSTRUIR E UTILIZAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E ATIVIDADES INDICADAS PARA CADA ANO ESCOLAR \r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REFERIDA ESCOLA. ENTRE OS RESULTADOS APONTAMOS QUE AS ATIVIDADES \r\n
      DESENVOLVIDAS NO LEMEIPIB CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL DA \r\n
      PESQUISADORA E OFERECEU POSSIBILIDADES DE CRIAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E APLICAR SEQUÊNCIAS QUE \r\n
      PROPICIARAM UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PROMOVEU A CRIAÇÃO, INVENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DISPOSIÇÃO \r\n
      PARA DIALOGAR E APRENDER.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO, LÚDICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID5594_05112021204302.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE"
    "autor_email" => "ferrugine.sf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81592
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2986
    "inscrito_id" => 5594
    "titulo" => """
      IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA \r\n
      EM ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO ARAGUAIA – PA
      """
    "resumo" => """
      ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), QUE ABORDOU A IMPLANTAÇÃO DO \r\n
      PRIMEIRO LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA IRMÃO PIO BARROSO (LEMEIPIB), \r\n
      DESENVOLVIDO POR ACADÊMICAS E PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE \r\n
      FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA). NO PRESENTE ESTUDO, BUSCAMOS INVESTIGAR AS \r\n
      POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS À IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA \r\n
      (LEM) NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PIO BARROSO COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES \r\n
      MATEMÁTICAS EM FORMATO VIRTUAL SEGUINDO AS NORMAS DE CONTROLE EM VIRTUDE DA COVID-19. A \r\n
      INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA E DE \r\n
      CAMPO. A IMPLANTAÇÃO DO LEM SURGIU DO DESEJO DE OFERTAR UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICO ONDE \r\n
      FOSSE POSSÍVEL CONSTRUIR E UTILIZAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E ATIVIDADES INDICADAS PARA CADA ANO ESCOLAR \r\n
      DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REFERIDA ESCOLA. ENTRE OS RESULTADOS APONTAMOS QUE AS ATIVIDADES \r\n
      DESENVOLVIDAS NO LEMEIPIB CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL DA \r\n
      PESQUISADORA E OFERECEU POSSIBILIDADES DE CRIAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E APLICAR SEQUÊNCIAS QUE \r\n
      PROPICIARAM UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PROMOVEU A CRIAÇÃO, INVENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DISPOSIÇÃO \r\n
      PARA DIALOGAR E APRENDER.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS DIDÁTICOS, ENSINO, LÚDICO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID5594_05112021204302.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMIRA SANTOS FERRUGINE"
    "autor_nome_curto" => "SAMIRA FERRUGINE"
    "autor_email" => "ferrugine.sf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), QUE ABORDOU A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA IRMÃO PIO BARROSO (LEMEIPIB), DESENVOLVIDO POR ACADÊMICAS E PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA). NO PRESENTE ESTUDO, BUSCAMOS INVESTIGAR AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS ASSOCIADAS À IMPLANTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DO ENSINO DE MATEMÁTICA (LEM) NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PIO BARROSO COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS EM FORMATO VIRTUAL SEGUINDO AS NORMAS DE CONTROLE EM VIRTUDE DA COVID-19. A INVESTIGAÇÃO POSSUI UMA ABORDAGEM DE NATUREZA QUALITATIVA, POR MEIO DE PESQUISA EXPLORATÓRIA E DE CAMPO. A IMPLANTAÇÃO DO LEM SURGIU DO DESEJO DE OFERTAR UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM LÚDICO ONDE FOSSE POSSÍVEL CONSTRUIR E UTILIZAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E ATIVIDADES INDICADAS PARA CADA ANO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA REFERIDA ESCOLA. ENTRE OS RESULTADOS APONTAMOS QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LEMEIPIB CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E PROFISSIONAL DA PESQUISADORA E OFERECEU POSSIBILIDADES DE CRIAR MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E APLICAR SEQUÊNCIAS QUE PROPICIARAM UM ENSINO DE MATEMÁTICA QUE PROMOVEU A CRIAÇÃO, INVENÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DISPOSIÇÃO PARA DIALOGAR E APRENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.