A HISTÓRIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA É MARCADA PELA NEGAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. NESTE ESTUDO, DISCUTE-SE SOBRE ESSA TEMÁTICA, BEM COMO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE, TENDO COMO EXPERIÊNCIA O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS TERESINA ZONA SUL, TRATANDO-SE DE UM ESTUDO DE CASO. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, UTILIZOU-SE DA PESQUISA EXPLORATÓRIA, BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL; BEM COMO DE ENTREVISTAS DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. NOS ACHADOS DA PESQUISA, CONSTATA-SE A IMPORTÂNCIA DESSE NÚCLEO NA GARANTIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA AOS DISCENTES COM DEFICIÊNCIA, COMPREENDO O TRABALHO ADMINISTRATIVO, PEDAGÓGICO, CONSULTIVO E SOCIAL QUE REALIZAM NA INSTITUIÇÃO.