ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER UMA EXPERIÊNCIA ECOPEDAGÓGICA E TRANSDISCIPLINAR NO ÂMBITO DE UM COMPONENTE CURRICULAR QUE A INTEGRA A PARTE DIVERSIFICADA DE CURRÍCULO DO COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ TELÉPHORO FERREIRA DE ARAÚJO, CAMPO FORMOSO/BA, ANALISANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO CONSTRUÍDO SOB A ÉGIDE DA AUTONOMIA E DA DIVERSIDADE NA AFIRMAÇÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS EMANCIPATÓRIOS. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DÁ PELA PESQUISA DOCUMENTAL DA PROPOSTA ECOPEDAGÓGICA DA ESCOLA, DO PROGRAMA DA DISCIPLINA E DO PROJETO-ATIVIDADE. OS RESULTADOS APONTAM QUE AO ASSUMIR EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL QUE NÃO SE DESVINCULA DE OUTRAS PRÁTICAS E COMO FORMAÇÃO AMPLA QUE PROMOVE AUTONOMIA E INSTIGA A REINVENÇÃO DO MUNDO SOB PILARES DE JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL E COGNITIVA, A PROPOSTA ECOPEDAGÓGICA DO COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ TELÉSPHORO APRESENTA UM DESENHO CURRICULAR QUE TRANSCENDE O ACHATAMENTO INTELECTUAL APRESENTADO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E POSTULA NOVOS PROCESSOS FORMATIVOS QUE PODEM SER REPLICADOS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A EXPERIÊNCIA ECOPEDAGÓGICA NO ÂMBITO DE UM COMPONENTE CURRICULAR QUE INTEGRA A PARTE DIVERSIFICADA DE CURRÍCULO EVIDENCIA E DÁ VISIBILIDADE À PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR DO COMPONENTE CURRICULAR QUE A CONSTITUI, ALÉM DE FORTALECER O CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO DOS SABERES CONSTITUINTES DOS DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES DA BASE COMUM CURRICULAR, APRESENTANDO ASSIM CONTORNOS DE QUESTIONAMENTOS E DESVIOS DOS PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO DE FORMAÇÃO.