Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA E DECOLONIALIDADE EM QUARTO DE DESPEJO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LITERATURA, DECOLONIALIDADE, , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81232
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 2146
    "titulo" => "CULTURA E DECOLONIALIDADE EM QUARTO DE DESPEJO"
    "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO VISA APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA DE MESTRADO COMPREENSÃO DE CULTURA POR CAROLINA DE JESUS EM ANÁLISE DECOLONIAL DE “QUARTO DE DESPEJO”. TEVE POR ORIGEM NA INDAGAÇÃO DE SE EM TORNO DE TAL OBRA LITERÁRIA SERIA POSSÍVEL CAPTAR A CONCEPÇÃO DE CULTURA POR PARTE DE SUA AUTORA, CAROLINA DE JESUS. EM BUSCA DE TAL IMPLÍCITO (OU EXPLÍCITO), PERCORREU-SE AS PÁGINAS DE SUA NARRATIVA MEMORIALÍSTICA, COM VISTAS A QUE O SEU RESULTADO POSSA LANÇAR LUZ NÃO APENAS SOBRE ASPECTOS CONCERNENTES À ÉPOCA TRATADA, 1950-1960, MAS SUAS POTENCIAIS CONEXÕES NO SENTIDO DE ENTENDER PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS. TAL INVESTIGAÇÃO VALEU-SE DO ARTIFÍCIO DE OLHAR O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE, COM O APORTE DAS TEORIAS DECOLONIAIS, QUE PERMITEM UM OLHAR OUTRO SOBRE COSTUMES, NA BUSCA DAS PERMANÊNCIAS COLONIAIS DAS GENTES. TAL EMPREITADA LOGROU ÊXITO NO SENTIDO DE PERCEBER QUE CULTURA E EDUCAÇÃO LETRADA ERAM, PARA CAROLINA, ASPECTOS COEXISTENTES. FAZ-SE MISTER CONSIDERAR AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS EM TAIS MEMÓRIAS E AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DAS QUAIS ESTAS FORAM FORMADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LITERATURA, DECOLONIALIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID2146_30092021223951.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE FATIMA TARTARE MARASSATTO"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeria.marassatto@mail.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81232
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2327
    "inscrito_id" => 2146
    "titulo" => "CULTURA E DECOLONIALIDADE EM QUARTO DE DESPEJO"
    "resumo" => "ESTA COMUNICAÇÃO VISA APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA DE MESTRADO COMPREENSÃO DE CULTURA POR CAROLINA DE JESUS EM ANÁLISE DECOLONIAL DE “QUARTO DE DESPEJO”. TEVE POR ORIGEM NA INDAGAÇÃO DE SE EM TORNO DE TAL OBRA LITERÁRIA SERIA POSSÍVEL CAPTAR A CONCEPÇÃO DE CULTURA POR PARTE DE SUA AUTORA, CAROLINA DE JESUS. EM BUSCA DE TAL IMPLÍCITO (OU EXPLÍCITO), PERCORREU-SE AS PÁGINAS DE SUA NARRATIVA MEMORIALÍSTICA, COM VISTAS A QUE O SEU RESULTADO POSSA LANÇAR LUZ NÃO APENAS SOBRE ASPECTOS CONCERNENTES À ÉPOCA TRATADA, 1950-1960, MAS SUAS POTENCIAIS CONEXÕES NO SENTIDO DE ENTENDER PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS. TAL INVESTIGAÇÃO VALEU-SE DO ARTIFÍCIO DE OLHAR O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE, COM O APORTE DAS TEORIAS DECOLONIAIS, QUE PERMITEM UM OLHAR OUTRO SOBRE COSTUMES, NA BUSCA DAS PERMANÊNCIAS COLONIAIS DAS GENTES. TAL EMPREITADA LOGROU ÊXITO NO SENTIDO DE PERCEBER QUE CULTURA E EDUCAÇÃO LETRADA ERAM, PARA CAROLINA, ASPECTOS COEXISTENTES. FAZ-SE MISTER CONSIDERAR AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS EM TAIS MEMÓRIAS E AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DAS QUAIS ESTAS FORAM FORMADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LITERATURA, DECOLONIALIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA103_ID2146_30092021223951.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA DE FATIMA TARTARE MARASSATTO"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA"
    "autor_email" => "valeria.marassatto@mail.u"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA COMUNICAÇÃO VISA APRESENTAR O RESULTADO DA PESQUISA DE MESTRADO COMPREENSÃO DE CULTURA POR CAROLINA DE JESUS EM ANÁLISE DECOLONIAL DE “QUARTO DE DESPEJO”. TEVE POR ORIGEM NA INDAGAÇÃO DE SE EM TORNO DE TAL OBRA LITERÁRIA SERIA POSSÍVEL CAPTAR A CONCEPÇÃO DE CULTURA POR PARTE DE SUA AUTORA, CAROLINA DE JESUS. EM BUSCA DE TAL IMPLÍCITO (OU EXPLÍCITO), PERCORREU-SE AS PÁGINAS DE SUA NARRATIVA MEMORIALÍSTICA, COM VISTAS A QUE O SEU RESULTADO POSSA LANÇAR LUZ NÃO APENAS SOBRE ASPECTOS CONCERNENTES À ÉPOCA TRATADA, 1950-1960, MAS SUAS POTENCIAIS CONEXÕES NO SENTIDO DE ENTENDER PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS. TAL INVESTIGAÇÃO VALEU-SE DO ARTIFÍCIO DE OLHAR O PASSADO A PARTIR DO PRESENTE, COM O APORTE DAS TEORIAS DECOLONIAIS, QUE PERMITEM UM OLHAR OUTRO SOBRE COSTUMES, NA BUSCA DAS PERMANÊNCIAS COLONIAIS DAS GENTES. TAL EMPREITADA LOGROU ÊXITO NO SENTIDO DE PERCEBER QUE CULTURA E EDUCAÇÃO LETRADA ERAM, PARA CAROLINA, ASPECTOS COEXISTENTES. FAZ-SE MISTER CONSIDERAR AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS EM TAIS MEMÓRIAS E AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DAS QUAIS ESTAS FORAM FORMADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.