NESTE TRABALHO, OBJETIVAMOS IDENTIFICAR COMO A HABILIDADE (EF06MA14) / (EF06MA14PE) DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO, CUJO OBJETO DE CONHECIMENTO É “PROPRIEDADES DA IGUALDADE”, PODE SER DESENVOLVIDA POR MEIO DE DOIS LIVROS DIDÁTICOS (LD’S) DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD 2020. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO OFÍCIO DOCENTE, ANALISAMOS OS LD’S TOMANDO AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES DOS DOCUMENTOS SUPRACITADOS, QUANTO À ÁREA DA ÁLGEBRA, COMO BALIZADORAS; ALÉM DAS DISCUSSÕES SOBRE O SINAL DE IGUALDADE EM UMA PERSPECTIVA RELACIONAL. PARA A ANÁLISE DOS LD’S, BUSCAMOS LEVANTAR AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: O/S CAPÍTULO/S QUE A HABILIDADE APARECE, A QUANTIDADE DE VEZES QUE A HABILIDADE É MENCIONADA, COMO O OBJETO DE CONHECIMENTO “PROPRIEDADES DE IGUALDADE” É INTRODUZIDO, QUE ATIVIDADES SÃO PROPOSTAS PARA QUE A HABILIDADE SEJA DESENVOLVIDA, ENTRE OUTRAS. DENTRE OS RESULTADOS, DESTACAMOS QUE O LD1 PROPÕE A BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA INTRODUZIR A NOÇÃO DE IGUALDADE, EM CONFORMIDADE COM O CURRÍCULO DE PERNAMBUCO, ASSIM COMO NOS EXERCÍCIOS. ENQUANTO NO LD2 PROPÕE-SE A BALANÇA APENAS NA SEÇÃO DAS ATIVIDADES. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO PODE SER UTILIZADO COM OUTROS RECURSOS (A EXEMPLO: MATERIAIS MANIPULATIVOS, JOGOS MATEMÁTICOS, SIMULAÇÕES INTERATIVAS ETC.), A FIM DE POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANTO AO SABER MATEMÁTICO EM TELA.