O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE AMPLIA AS POSSIBILIDADES PARA OS JOVENS QUE OPTAM POR ESTA MODALIDADE DE ENSINO. NO ENTANTO, ALGUMAS DIFICULDADES PODEM SER ENFRENTADAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO CONTEÚDO DAS DENOMINADAS DISCIPLINAS TÉCNICAS. ENTRE AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO COM O OBJETIVO DE AMENIZAR TAIS DIFICUDADES, ESTÁ A PRÁTICA DA MONITORIA. A MONITORIA, NO CONTEXTO EDUCATIVO, PODE SER DEFINIDA COMO O PROCESSO ATRAVÉS DO QUAL ALUNOS AUXILIAM ALUNOS NA SITUAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO SE TRATA DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, A PARTIR DE MINHAS VIVÊNCIAS E PERCEPÇÕES ACERCA DE FATORES, CONSIDERADOS POR MIM DETERMINANTES, PARA O ÊXITO DOS ALUNOS-MONITORES E, CONSEQUENTEMENTE DA MONITORIA, DA DISCIPLINA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA (MCM) DO 1° ANO DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, DA QUAL SOU PROFESSOR JÁ HÁ ALGUNS ANOS. A PARTIR DESTE RECORTE, SE OBJETIVA INCITAR A DISCUSSÃO SOBRE PONTOS ESSENCIAIS, MUITAS VEZES NÃO NOTADOS, PARA O APRIMORAMENTO E SUCESSO DA PRÁTICA DE MONITORIA.