AS CONCEP??ES DE INF?NCIA, BEM COMO A FUN??O DA EDUCA??O INFANTIL CONSTRU?DAS HISTORICAMENTE T?M ORIENTADO DIFERENTES A??ES, TANTO POR PARTE DO PODER P?BLICO, INFLUENCIANDO NA TOMADA DE DECIS?ES ACERCA DA IMPLEMENTA??O DE POL?TICAS P?BLICAS, QUANTO POR PARTE DAS ESCOLAS E PROFESSORES QUE ATUAM NESSE N?VEL DE ENSINO: NA FORMULA??O DO CURR?CULO, PLANEJAMENTO E PR?TICA DE A??ES PEDAG?GICAS. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR DISCURSOS DOCENTES SOBRE AS PR?TICAS EDUCATIVAS NO ?MBITO DA EDUCA??O INFANTIL, ESPECIFICAMENTE DAS DOCENTES DAS TURMAS DE PR?-ESCOLA E 1?ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. NUM CONTEXTO DE POL?TICAS P?BLICAS QUE TORNAM OBRIGAT?RIO A FREQU?NCIA DAS CRIAN?AS DE 4 A 5 ANOS DE IDADE EM CLASSES DE EDUCA??O PR?-ESCOLAR E O INGRESSO DAS CRIAN?AS DE 6 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL SE TORNA URGENTE COMPREENDER E IDENTIFICAR AS CONCEP??ES PRESENTES NAS FALAS E NAS A??ES DAS DOCENTES ? SUJEITOS DA PESQUISA ? SOBRE A IDENTIDADE DA EDUCA??O INFANTIL, VERIFICANDO OU N?O A PERSIST?NCIA DE ANTIGAS DICOTOMIAS, REVELANDO CONTRADI??ES, DESCORTINANDO INTENCIONALIDADES QUE BUSCAM OU N?O IR AO ENCONTRO DA CRIAN?A COMO CENTRO DE SUA PR?PRIA EXPERI?NCIA DE VIVER SUA INF?NCIA E ESTAR NA ESCOLA.