O PRESENTE TRABALHO TEVE ORIGEM NAS DISCUSSÕES DA “FORMAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP” PROMOVIDA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE NO ANO DE 2019. TENDO COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INTERFERE, OU NÃO, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, FOI REALIZADA A PESQUISA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS - RN, SENDO CONDUZIDA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZADO O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO COM OS DEZ PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO, GARANTINDO O ANONIMATO DOS PARTICIPANTES. ANALISADO OS RESULTADOS, PODE-SE VERIFICAR QUE APESAR DO CONHECIMENTO DO PPP DA ESCOLA POR PARTE DOS DOCENTES E O RECONHECIMENTO DE SUA IMPORTÂNCIA, O DOCUMENTO NÃO É CONSIDERADO PELA MAIORIA DOS PROFESSORES NA CONDUÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA, NÃO SE CONSTITUINDO COMO NORTEADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TRABALHO ESTÁ FUNDAMENTADA NA OPORTUNIDADE EM COLABORAR NOS DESAFIOS QUE SURGEM DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E PARA OS SUJEITOS A ELA IMPLICADOS NO CUMPRIMENTO DE FUNÇÃO COMO UM AGENTE DE INTERVENÇÃO NA SOCIEDADE.