Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, DEFICIENTE VISUAL, INCLUSÃO., ALUNO, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79656
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOBRE ?A ESTIMULA??O PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZA??O PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL?, TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS RECURSOS PEDAG?GICOS UTILIZADO PELO PROFESSOR COM OS DISCENTES CEGOS E BAIXA VIS?O NO AMBIENTE ESCOLAR. SENDO ASSIM, DIANTE DESTE CEN?RIO ESTE TRABALHO SER? UMA PESQUISA DE CAMPO FAZENDO UMA AN?LISE PARA COMPREENDER OS RECURSOS SENS?RIAS UTILIZADOS PELO DOCENTE ALFABETIZADOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE, COM ?NFASE NAS ATIVIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL. PARA TANTO, A ABORDAGEM METODOL?GICA UTILIZADA, DE NATUREZA QUALITATIVA BUSCOU ENTENDER A SITUA??O ATUAL DA ESCOLA P?BLICA SOBRE A TEM?TICA INCLUS?O ESCOLAR. ENTRETANTO OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM 3 PROFESSORES QUE T?M NA SALA DE AULA ESTUDANTES COM LIMITA??O NA VIS?O. DIANTE DAS INFORMA??ES OBTIDAS, CONSTATOU-SE QUE OS RECURSOS ADAPTADOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL ? UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFESSORES, MESMO ASSIM ESTES RECURSOS SENSORIAIS T?M FACILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS COM BAIXA E CEGUEIRA NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O. CONCLUI-SE QUE A ESTIMULA??O PRECOCE DESTE DE CEDO NA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA VISUAL VEM FACILITADO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR E PRINCIPALMENTE NOS SEUS EST?MULOS PARA A SUA VIDA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DEFICIENTE VISUAL, INCLUSÃO., ALUNO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2494_19072021094017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA"
    "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79656
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 304
    "inscrito_id" => 2494
    "titulo" => "A ESTIMULAÇÃO PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO SOBRE ?A ESTIMULA??O PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZA??O PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL?, TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS RECURSOS PEDAG?GICOS UTILIZADO PELO PROFESSOR COM OS DISCENTES CEGOS E BAIXA VIS?O NO AMBIENTE ESCOLAR. SENDO ASSIM, DIANTE DESTE CEN?RIO ESTE TRABALHO SER? UMA PESQUISA DE CAMPO FAZENDO UMA AN?LISE PARA COMPREENDER OS RECURSOS SENS?RIAS UTILIZADOS PELO DOCENTE ALFABETIZADOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE, COM ?NFASE NAS ATIVIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL. PARA TANTO, A ABORDAGEM METODOL?GICA UTILIZADA, DE NATUREZA QUALITATIVA BUSCOU ENTENDER A SITUA??O ATUAL DA ESCOLA P?BLICA SOBRE A TEM?TICA INCLUS?O ESCOLAR. ENTRETANTO OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM 3 PROFESSORES QUE T?M NA SALA DE AULA ESTUDANTES COM LIMITA??O NA VIS?O. DIANTE DAS INFORMA??ES OBTIDAS, CONSTATOU-SE QUE OS RECURSOS ADAPTADOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL ? UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFESSORES, MESMO ASSIM ESTES RECURSOS SENSORIAIS T?M FACILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS COM BAIXA E CEGUEIRA NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O. CONCLUI-SE QUE A ESTIMULA??O PRECOCE DESTE DE CEDO NA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA VISUAL VEM FACILITADO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR E PRINCIPALMENTE NOS SEUS EST?MULOS PARA A SUA VIDA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DEFICIENTE VISUAL, INCLUSÃO., ALUNO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2494_19072021094017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEY MARIA SILVA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY COSTA"
    "autor_email" => "shirley07costa@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO SOBRE ?A ESTIMULA??O PRECOCE COMO PROCESSO DE ALFABETIZA??O PARA O ALUNO COM DEFICIENTE VISUAL?, TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS RECURSOS PEDAG?GICOS UTILIZADO PELO PROFESSOR COM OS DISCENTES CEGOS E BAIXA VIS?O NO AMBIENTE ESCOLAR. SENDO ASSIM, DIANTE DESTE CEN?RIO ESTE TRABALHO SER? UMA PESQUISA DE CAMPO FAZENDO UMA AN?LISE PARA COMPREENDER OS RECURSOS SENS?RIAS UTILIZADOS PELO DOCENTE ALFABETIZADOR DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE, COM ?NFASE NAS ATIVIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL. PARA TANTO, A ABORDAGEM METODOL?GICA UTILIZADA, DE NATUREZA QUALITATIVA BUSCOU ENTENDER A SITUA??O ATUAL DA ESCOLA P?BLICA SOBRE A TEM?TICA INCLUS?O ESCOLAR. ENTRETANTO OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM 3 PROFESSORES QUE T?M NA SALA DE AULA ESTUDANTES COM LIMITA??O NA VIS?O. DIANTE DAS INFORMA??ES OBTIDAS, CONSTATOU-SE QUE OS RECURSOS ADAPTADOS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICI?NCIA VISUAL ? UM GRANDE DESAFIO PARA OS PROFESSORES, MESMO ASSIM ESTES RECURSOS SENSORIAIS T?M FACILITANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS COM BAIXA E CEGUEIRA NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O. CONCLUI-SE QUE A ESTIMULA??O PRECOCE DESTE DE CEDO NA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA VISUAL VEM FACILITADO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO NO AMBIENTE ESCOLAR E PRINCIPALMENTE NOS SEUS EST?MULOS PARA A SUA VIDA EM SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.