NAS SALAS DE AULA DAS DISCIPLINAS DE CI?NCIAS DA NATUREZA E MATEM?TICA, AINDA ? MUITO COMUM ABORDAGENS DE ENSINO TRADICIONAIS, NAS QUAIS O PROFESSOR ? UM MERO TRANSMISSOR DO CONTE?DO E OS RECURSOS DID?TICOS S?O ESCASSOS E POUCO VARIADOS. ESSE TIPO DE ABORDAGEM AFASTA OS ALUNOS, QUE FICAM DESMOTIVADOS, E DIFICULTAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTA PESQUISA ELABORAMOS UM MATERIAL DID?TICO SOBRE AS PROPRIEDADES DA MAT?RIA, EM UMA PERSPECTIVA L?DICA, VISANDO CONTRIBUIR PARA MINIMIZAR ALGUMAS DAS QUEST?ES APONTADAS. TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR A PERCEP??O DOS PROFESSORES SOBRE ESTE MATERIAL. A PROPOSTA, DE VI?S QUALITATIVO, FOI DESENVOLVIDA NO ?MBITO DA DISCIPLINA DE EST?GIO SUPERVISIONADO OBRIGAT?RIO II, DE FORMA REMOTA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS MUITOS PROFESSORES COMPREENDEM BEM A PROPOSTA DA UTILIZA??O DE MATERIAIS L?DICOS NO ENSINO DE QU?MICA, ULTRAPASSANDO A CONCEP??O DE SE TRATAR APENAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS. O MATERIAL CONSTRU?DO FOI BEM AVALIADO PELOS SUJEITOS DA PESQUISA QUE PONTUARAM ALGUNS ASPECTOS POSITIVOS E OUTROS QUE PRECISAM SER REPENSADOS.