O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA SE TRABALHAR COM EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS (DORAVANTE, EI) EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) CONTEXTUALIZADAS A GÊNEROS TEXTUAIS (MARCUSCHI, 2010). A METODOLOGIA PELA QUAL SEGUIMOS É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE TEÓRICOS COMO SANTOS (2012), APRESENTAMOS PROPOSIÇÕES CONCEITUAIS E HISTÓRICAS ACERCA DAS EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS; SILVA (1997), PARA REFLEXÕES SOBRE A ANÁLISE LINGUÍSTICA, CONCEBENDO CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA COGNITIVA; MARTINS (2013), QUE APRESENTA A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO DE LÍNGUAS FUNCIONAL, CONSIDERANDO AS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO DA LINGUAGEM. AO FIM, REFLETIMOS COMO AS EI PODEM SER UM FENÔMENO RELEVANTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DOS/AS DISCENTES E PERMITINDO UM CONHECIMENTO DA LÍNGUA QUE VAI ALÉM DE CONHECIMENTOS ESTRITAMENTE GRAMATICAIS.