A ALFABETIZA??O DESEMPENHA GRANDE INFLU?NCIA NO PROCESSO DE INCLUS?O DA CRIAN?A CEGA, POR ISSO O ARTIGO EM QUEST?O QUE TEM COMO TEMA DESAFIOS DA INCLUS?O DE ALUNOS DEFICIENTE VISUAIS (CEGUEIRA) NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O FOI DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DE ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO ENSINO REGULAR FRENTE A ESSE PROCESSO. PRESSUP?E-SE QUE MUITOS PROFESSORES ALFABETIZADORES ENCONTRAM DIFICULDADES PARA DESENVOLVER SUA PR?TICA COM ESSE P?BLICO-ALVO E QUE A FALTA DE CAPACITA??O SEJA UMA DELAS. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR QUAL A PARTICIPA??O DA FAM?LIA, O M?TODO E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO REGULAR NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DA CRIAN?A CEGA. PARA MELHOR INVESTIGA??O, APLICABILIDADE E EFIC?CIA, A NATUREZA DA PESQUISA SE DEU DE FORMA B?SICA E CONDUZIU-SE POR INTERM?DIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AO CONSIDERAR QUE, AL?M DO LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, FEZ-SE NECESS?RIO ANALISAR RELATOS DE EXPERI?NCIA DE PR?TICAS PEDAG?GICAS VOLTADAS ? INCLUS?O DESTE ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O, POR INTERM?DIO DE QUESTION?RIO SEMIESTRUTURADO. CONCLUIU-SE QUE, EMBORA A CAPACITA??O DOCENTE SEJA UM FATOR RELEVANTE NO PROCESSO DE ALFABETIZA??O DOS ALUNOS CEGOS, A FALTA DE PARTICIPA??O DA FAM?LIA NESSA ETAPA ESCOLAR FOI O QUE PREDOMINOU ENTRE O MAIOR DESAFIO ENFRENTADO PELOS PROFESSORES PESQUISADOS.