LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82470 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2167 "inscrito_id" => 8229 "titulo" => """ LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: \r\n UMA REVISÃO INTEGRATIVA """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS ACADÊMICOS E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR PARTE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PUBLICADA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DAS ÁREAS DA FONOAUDIOLOGIA E DA EDUCAÇÃO ACERCA DAS CONDIÇÕES DE LEITURA E DE ESCRITA DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O ENSINO SUPERIOR ENFOCANDO (1) ABORDAGENS TEÓRICAS ADOTADAS, (2) CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM ÀS DEMANDAS DO ES, E (3) FATORES E DETERMINANTES ATRIBUÍDOS A ESSAS CONDIÇÕES. METODOLOGICAMENTE, FUNDAMENTA-SE EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA, ENQUADRANDO-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJO CORPUS CONSTITUI-SE DE 20 ARTIGOS. OS RESULTADOS, EXPLORADOS COM BASE NA METODOLOGIA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, APONTAM DUAS DIREÇÕES TEÓRICAS DE LINGUAGEM: LINGUAGEM ENQUANTO CÓDIGO E LINGUAGEM CONSTITUTIVA DO SUJEITO, SENDO QUE A PRIMEIRA PREDOMINA. QUANTO A CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM AS DEMANDAS DO ES, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO FORAM ENCONTRADAS COMO PROBLEMÁTICAS, SENDO QUE A PRIMEIRA FOI MAIS REPETIDA. QUANTO AS CONDIÇÕES DE ESCRITA, AS MANIFESTAÇÕES MAIS MENCIONADAS FORAM: DISCURSIVA, TEXTUAL E NORMATIVA. ESTUDOS ASSOCIAM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS ACADÊMICOS A FATORES INDIVIDUAIS E INERENTES AOS MESMOS. PODE-SE INFERIR QUE A CULPABILIZAÇÃO, MANIFESTA POR ALUNOS DO ES, POR TAIS CONDIÇÕES É DECORRENTE DE VISÕES QUE ALÉM DE SITUAREM NO SUJEITO AS CAUSAS DO SUCESSO OU INSUCESSO ACADÊMICO, RESTRINGEM AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE CRÍTICA E AMPLA ACERCA DE ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS COM AS CONDIÇÕES RESTRITAS DE LETRAMENTO QUE, PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA APRESENTA, BEM COMO, ALUNOS QUE INGRESSAM NO ES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ENSINOS SUPERIOR, LETRAMENTO ACADÊMICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID8229_30092021171111.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMMIA KLANN VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMMIA KLANN" "autor_email" => "sammia.klann@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82470 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2167 "inscrito_id" => 8229 "titulo" => """ LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR: \r\n UMA REVISÃO INTEGRATIVA """ "resumo" => "ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS ACADÊMICOS E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR PARTE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PUBLICADA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DAS ÁREAS DA FONOAUDIOLOGIA E DA EDUCAÇÃO ACERCA DAS CONDIÇÕES DE LEITURA E DE ESCRITA DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O ENSINO SUPERIOR ENFOCANDO (1) ABORDAGENS TEÓRICAS ADOTADAS, (2) CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM ÀS DEMANDAS DO ES, E (3) FATORES E DETERMINANTES ATRIBUÍDOS A ESSAS CONDIÇÕES. METODOLOGICAMENTE, FUNDAMENTA-SE EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA, ENQUADRANDO-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJO CORPUS CONSTITUI-SE DE 20 ARTIGOS. OS RESULTADOS, EXPLORADOS COM BASE NA METODOLOGIA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, APONTAM DUAS DIREÇÕES TEÓRICAS DE LINGUAGEM: LINGUAGEM ENQUANTO CÓDIGO E LINGUAGEM CONSTITUTIVA DO SUJEITO, SENDO QUE A PRIMEIRA PREDOMINA. QUANTO A CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM AS DEMANDAS DO ES, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO FORAM ENCONTRADAS COMO PROBLEMÁTICAS, SENDO QUE A PRIMEIRA FOI MAIS REPETIDA. QUANTO AS CONDIÇÕES DE ESCRITA, AS MANIFESTAÇÕES MAIS MENCIONADAS FORAM: DISCURSIVA, TEXTUAL E NORMATIVA. ESTUDOS ASSOCIAM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS ACADÊMICOS A FATORES INDIVIDUAIS E INERENTES AOS MESMOS. PODE-SE INFERIR QUE A CULPABILIZAÇÃO, MANIFESTA POR ALUNOS DO ES, POR TAIS CONDIÇÕES É DECORRENTE DE VISÕES QUE ALÉM DE SITUAREM NO SUJEITO AS CAUSAS DO SUCESSO OU INSUCESSO ACADÊMICO, RESTRINGEM AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE CRÍTICA E AMPLA ACERCA DE ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS COM AS CONDIÇÕES RESTRITAS DE LETRAMENTO QUE, PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA APRESENTA, BEM COMO, ALUNOS QUE INGRESSAM NO ES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ENSINOS SUPERIOR, LETRAMENTO ACADÊMICO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID8229_30092021171111.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMMIA KLANN VIEIRA" "autor_nome_curto" => "SAMMIA KLANN" "autor_email" => "sammia.klann@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }