ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CONTEXTOS ACADÊMICOS E TEM COMO OBJETIVO ANALISAR PARTE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PUBLICADA EM PERIÓDICOS NACIONAIS DAS ÁREAS DA FONOAUDIOLOGIA E DA EDUCAÇÃO ACERCA DAS CONDIÇÕES DE LEITURA E DE ESCRITA DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O ENSINO SUPERIOR ENFOCANDO (1) ABORDAGENS TEÓRICAS ADOTADAS, (2) CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM ÀS DEMANDAS DO ES, E (3) FATORES E DETERMINANTES ATRIBUÍDOS A ESSAS CONDIÇÕES. METODOLOGICAMENTE, FUNDAMENTA-SE EM UMA REVISÃO INTEGRATIVA, ENQUADRANDO-SE COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJO CORPUS CONSTITUI-SE DE 20 ARTIGOS. OS RESULTADOS, EXPLORADOS COM BASE NA METODOLOGIA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, APONTAM DUAS DIREÇÕES TEÓRICAS DE LINGUAGEM: LINGUAGEM ENQUANTO CÓDIGO E LINGUAGEM CONSTITUTIVA DO SUJEITO, SENDO QUE A PRIMEIRA PREDOMINA. QUANTO A CONDIÇÕES DE LEITURA QUE NÃO ATENDEM AS DEMANDAS DO ES, COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO FORAM ENCONTRADAS COMO PROBLEMÁTICAS, SENDO QUE A PRIMEIRA FOI MAIS REPETIDA. QUANTO AS CONDIÇÕES DE ESCRITA, AS MANIFESTAÇÕES MAIS MENCIONADAS FORAM: DISCURSIVA, TEXTUAL E NORMATIVA. ESTUDOS ASSOCIAM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DOS ACADÊMICOS A FATORES INDIVIDUAIS E INERENTES AOS MESMOS. PODE-SE INFERIR QUE A CULPABILIZAÇÃO, MANIFESTA POR ALUNOS DO ES, POR TAIS CONDIÇÕES É DECORRENTE DE VISÕES QUE ALÉM DE SITUAREM NO SUJEITO AS CAUSAS DO SUCESSO OU INSUCESSO ACADÊMICO, RESTRINGEM AS POSSIBILIDADES DE ANÁLISE CRÍTICA E AMPLA ACERCA DE ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS COM AS CONDIÇÕES RESTRITAS DE LETRAMENTO QUE, PARCELA SIGNIFICATIVA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA APRESENTA, BEM COMO, ALUNOS QUE INGRESSAM NO ES.