NUMEROSOS PAÍSES TÊM FEITO INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS NA CRIAÇÃO DE PROGRAMAS ADAPTADOS ÀS NECESSIDADES DE ALUNOS COM AH/SD. NO BRASIL, DESTACA-SE O TRABALHO PIONEIRO DE EUNICE ALENCAR, IMPLANTADO EM 1976 NO DISTRITO FEDERAL - A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E TALENTOS, EM SALAS DE RECURSOS, NOS ESPAÇOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO REGULAR. AÇÕES DESSA NATUREZA ESTÃO PREVISTAS NA LEGISLAÇÃO NACIONAL, VISTO QUE, POR POSSUÍREM POTENCIAL PARA EXTRAORDINÁRIOS NÍVEIS DE PRODUÇÃO, TAIS ALUNOS TAMBÉM TRAZEM CONSIGO NECESSIDADES ESPECÍFICAS QUE REQUEREM EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS ENRIQUECEDORAS PARA O APROVEITAMENTO DESTE POTENCIAL ELEVADO. A OFERTA DESTE SERVIÇO ENFRENTA MUITA RESISTÊNCIA PELA SOCIEDADE, DEVIDO AO DESCONHECIMENTO SOBRE AS REAIS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DESTES ALUNOS. ENQUANTO ISSO, NO COTIDIANO DAS AULAS, MUITAS VEZES AS ATIVIDADES SÃO PADRONIZADAS PARA ATENDER O NÍVEL DE APRENDIZAGEM DA MAIORIA. COMO CONSEQUÊNCIA, SURGEM O ESTRESSE PESSOAL, O SENTIMENTO DE TÉDIO, FRUSTRAÇÃO, ABORRECIMENTO, IMPACIÊNCIA, SOLIDÃO E ISOLAMENTO DOS ALUNOS COM AH/SD, PODENDO CHEGAR À EVASÃO ESCOLAR E PROBLEMAS EMOCIONAIS. RELATOS COMO ESSE SÃO RECORRENTES NA LITERATURA E NOS IMPULSIONAM A BUSCAR MAIS CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E EXPLORATÓRIO FOI IDENTIFICAR MANEIRAS DE PROMOVER O AEE A ALUNOS COM AH/SD NO CONTEXTO DA ESCOLA REGULAR. POR MEIO DO DIÁLOGO COM OS AUTORES, FICOU EVIDENTE QUE O AEE É POSSÍVEL E VIÁVEL EM TODOS OS ESPAÇOS ESCOLARES, HAVENDO INCLUSIVE CONTEÚDOS DISPONÍVEIS SOBRE O ASSUNTO PARA ESCLARECIMENTO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, A FIM DE QUE POSSAM, PELO CONHECIMENTO, SER MOTIVADOS À AÇÃO.