O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL COMPREENDER O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TURMAS MULTISSERIADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS. O CAMPO DE PESQUISA FOI UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA NO MUNICÍPIO DE CARPINA-PE, QUE POSSUI CLASSES MULTISSERIADAS. A METODOLOGIA UTILIZADA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO SUBSIDIA A INVESTIGAÇÃO SOBRE PERSPECTIVAS AVALIATIVAS EM CLASSES MULTISSERIADAS, ADOTANDO-SE A METODOLOGIA QUALITATIVA, JÁ QUE É UM MÉTODO QUE VALORIZA CONHECIMENTOS APLICADOS A UM CONTEXTO PARTICULAR DO SIGNIFICADO E DA INTERPRETAÇÃO. PERCEBEMOS QUE, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A ESCOLA ENQUANTO CAMPO DE ESTÁGIO E DA PRÁTICA DOCENTE REVELA DESAFIOS CONTÍNUOS. REFLETIR ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, REQUER UM OLHAR SOBRE A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, O PLANEJAMENTO E A PRÁTICA DOCENTE. AS PROPOSTAS DE APRENDIZAGEM TAMBÉM DEVEM , PARA QUE SE POSSA VALORIZAR O PERFIL DOS ALUNOS, SUAS IDENTIDADES, OS DIFERENTES SABERES E NÍVEIS DE APRENDIZAGEM, CONSIDERAR A ESPECIFICIDADE DE TURMAS MULTISSERIADAS. AS FACETAS DE UMA SALA DE AULA COM NÍVEIS DIFERENCIADOS DE CONHECIMENTO, ASSIM COMO A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR, PROMOVER SOCIALMENTE SEUS MEMBROS E, SOBRETUDO INSERI-LOS NAS MODERNIDADES TECNOLÓGICAS, NA CIDADANIA E NO TRABALHO, IMPLICAM EM NOVOS DESAFIOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.