RESUMO
AS PROFUNDAS E ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS POR TODA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS, OCASIONAM A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, TRAZENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE CIDADÃOS DO SÉCULO XXI. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO COMO SUPORTE A TEORIA DO BIG FIVE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ELABORADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. EVIDENCIOU-SE QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER PRINCIPAIS DETERMINANTES NO ÊXITO ESCOLAR, TENDO PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO, ENTRETANTO NÃO SÃO ATRIBUTOS INATOS, MAS SIM CAPACIDADES ADQUIRIDAS AO LONGO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E PROFISSIONAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE TAIS COMPETÊNCIAS PODEM AUXILIAR OS JOVENS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS AO FAVORECER A AUTOCONFIANÇA E AO CRIAR AMBIENTE DE TRABALHO MAIS FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM CONTINUADA.