Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A TEORIA DO BIG FIVE: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, TEORIA BIG FIVE, , Pôster (PO) GT 18 – Educação Emocional
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82406
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A TEORIA DO BIG FIVE: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      AS PROFUNDAS E ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS POR TODA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS, OCASIONAM A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, TRAZENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE CIDADÃOS DO SÉCULO XXI. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO COMO SUPORTE A TEORIA DO BIG FIVE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ELABORADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. EVIDENCIOU-SE QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER PRINCIPAIS DETERMINANTES NO ÊXITO ESCOLAR, TENDO PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO, ENTRETANTO NÃO SÃO ATRIBUTOS INATOS, MAS SIM CAPACIDADES ADQUIRIDAS AO LONGO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E PROFISSIONAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE TAIS COMPETÊNCIAS PODEM AUXILIAR OS JOVENS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS AO FAVORECER A AUTOCONFIANÇA E AO CRIAR AMBIENTE DE TRABALHO MAIS FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM CONTINUADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, TEORIA BIG FIVE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA_ID1801_01072021115529.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES"
    "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail"
    "autor_ies" => "UNIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82406
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1801
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A TEORIA DO BIG FIVE: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      AS PROFUNDAS E ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS POR TODA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS, OCASIONAM A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, TRAZENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE CIDADÃOS DO SÉCULO XXI. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO COMO SUPORTE A TEORIA DO BIG FIVE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ELABORADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. EVIDENCIOU-SE QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER PRINCIPAIS DETERMINANTES NO ÊXITO ESCOLAR, TENDO PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO, ENTRETANTO NÃO SÃO ATRIBUTOS INATOS, MAS SIM CAPACIDADES ADQUIRIDAS AO LONGO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E PROFISSIONAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE TAIS COMPETÊNCIAS PODEM AUXILIAR OS JOVENS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS AO FAVORECER A AUTOCONFIANÇA E AO CRIAR AMBIENTE DE TRABALHO MAIS FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM CONTINUADA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SOCIAL E EMOCIONAL, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, TEORIA BIG FIVE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA_ID1801_01072021115529.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DOS SANTOS GUIMARÃES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GUIMARÃES"
    "autor_email" => "mariaguimaraescoach@gmail"
    "autor_ies" => "UNIC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO AS PROFUNDAS E ACELERADAS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS POR TODA A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS, OCASIONAM A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, TRAZENDO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS COMO HABILIDADES IMPRESCINDÍVEIS PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DE CIDADÃOS DO SÉCULO XXI. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO COMO SUPORTE A TEORIA DO BIG FIVE. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ELABORADO POR MEIO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA. EVIDENCIOU-SE QUE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PODEM SER PRINCIPAIS DETERMINANTES NO ÊXITO ESCOLAR, TENDO PAPEL RELEVANTE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O TRABALHO, ENTRETANTO NÃO SÃO ATRIBUTOS INATOS, MAS SIM CAPACIDADES ADQUIRIDAS AO LONGO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E PROFISSIONAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE TAIS COMPETÊNCIAS PODEM AUXILIAR OS JOVENS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS AO FAVORECER A AUTOCONFIANÇA E AO CRIAR AMBIENTE DE TRABALHO MAIS FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.