Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENSINO ONLINE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NO CAMPO, PLATAFORMAS DE ENSINO, AULAS REMOTAS, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80169
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 919
    "inscrito_id" => 1471
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENSINO ONLINE"
    "resumo" => """
      DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 TIVEMOS DESAFIOS COM A EDUCA??O. O ENSINO PRESENCIAL FOI O MAIOR IMPACTADO EM RAZ?O DA NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE IMPOSSIBILITOU AS AULAS PRESENCIAIS CONTINUAREM OCORRENDO. PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO, AS ESCOLAS SE ADAPTARAM COM A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. NESTA PESQUISA INVESTIGAMOS COMO AS TICS FORAM IMPLEMENTADAS E EST?O SENDO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO REALIZAMOS UM QUESTION?RIO QUE FOI ENVIADO, DE FORMA DIGITAL, AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O QUESTION?RIO APRESENTAVA PERGUNTAS SOBRE CAPACITA??O E USO DE TICS DIANTE DA REALIDADE DO ENSINO REMOTO. IDENTIFICAMOS QUE A \r\n
      A??O PEDAG?GICA DURANTE A PANDEMIA E O ENSINO A DIST?NCIA TROUXE IN?MERAS LIMITA??ES AO ENSINO, DEVIDO ? FALTA DE INTERNET E EQUIPAMENTOS PARA QUE OS ALUNOS DO CAMPO PUDESSEM PARTICIPAR DAS AULAS, BEM COMO FORAM REALIZADAS CAPACITA??ES PARA OS PROFESSORES TRABALHAREM COM AS TECNOLOGIAS. OS PROFESSORES INFORMARAM QUE ESTE NOVO FORMATO ADICIONOU UMA NOVA CARGA DE TRABALHO, E A MAIORIA DELES\r\n
      MENCIONARAM QUE DOMINAVA, PARCIALMENTE, AS FERRAMENTAS VIRTUAIS. OS DOCENTES UTILIZARAM A FERRAMENTA ONLINE GOOGLE MEET PARA MINISTRAR SUAS AULAS, AL?M DE USARAM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO O \r\n
      ENVIO DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA OS ALUNOS QUE N?O TINHAM ACESSO ? INTERNET. A FORMA??O DOS PROFESSORES ? MUITO IMPORTANTE, POIS OS EDUCADORES DEVEM ESTAR CAPACITADOS PARA PASSAR SEGURAN?A AOS \r\n
      ALUNOS. NESTA NOVA REALIDADE, A TECNOLOGIA DIGITAL EST? SENDO UMA PORTA IMPORTANTE NESSE NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NO CAMPO, PLATAFORMAS DE ENSINO, AULAS REMOTAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1471_29072021202133.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARICE BORGES DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "LARICE BORGES"
    "autor_email" => "lariceborges9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80169
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 919
    "inscrito_id" => 1471
    "titulo" => "DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO NA UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ENSINO ONLINE"
    "resumo" => """
      DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 TIVEMOS DESAFIOS COM A EDUCA??O. O ENSINO PRESENCIAL FOI O MAIOR IMPACTADO EM RAZ?O DA NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE IMPOSSIBILITOU AS AULAS PRESENCIAIS CONTINUAREM OCORRENDO. PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO, AS ESCOLAS SE ADAPTARAM COM A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. NESTA PESQUISA INVESTIGAMOS COMO AS TICS FORAM IMPLEMENTADAS E EST?O SENDO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO REALIZAMOS UM QUESTION?RIO QUE FOI ENVIADO, DE FORMA DIGITAL, AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O QUESTION?RIO APRESENTAVA PERGUNTAS SOBRE CAPACITA??O E USO DE TICS DIANTE DA REALIDADE DO ENSINO REMOTO. IDENTIFICAMOS QUE A \r\n
      A??O PEDAG?GICA DURANTE A PANDEMIA E O ENSINO A DIST?NCIA TROUXE IN?MERAS LIMITA??ES AO ENSINO, DEVIDO ? FALTA DE INTERNET E EQUIPAMENTOS PARA QUE OS ALUNOS DO CAMPO PUDESSEM PARTICIPAR DAS AULAS, BEM COMO FORAM REALIZADAS CAPACITA??ES PARA OS PROFESSORES TRABALHAREM COM AS TECNOLOGIAS. OS PROFESSORES INFORMARAM QUE ESTE NOVO FORMATO ADICIONOU UMA NOVA CARGA DE TRABALHO, E A MAIORIA DELES\r\n
      MENCIONARAM QUE DOMINAVA, PARCIALMENTE, AS FERRAMENTAS VIRTUAIS. OS DOCENTES UTILIZARAM A FERRAMENTA ONLINE GOOGLE MEET PARA MINISTRAR SUAS AULAS, AL?M DE USARAM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO O \r\n
      ENVIO DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA OS ALUNOS QUE N?O TINHAM ACESSO ? INTERNET. A FORMA??O DOS PROFESSORES ? MUITO IMPORTANTE, POIS OS EDUCADORES DEVEM ESTAR CAPACITADOS PARA PASSAR SEGURAN?A AOS \r\n
      ALUNOS. NESTA NOVA REALIDADE, A TECNOLOGIA DIGITAL EST? SENDO UMA PORTA IMPORTANTE NESSE NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO NO CAMPO, PLATAFORMAS DE ENSINO, AULAS REMOTAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID1471_29072021202133.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARICE BORGES DO CARMO"
    "autor_nome_curto" => "LARICE BORGES"
    "autor_email" => "lariceborges9@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 TIVEMOS DESAFIOS COM A EDUCA??O. O ENSINO PRESENCIAL FOI O MAIOR IMPACTADO EM RAZ?O DA NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE IMPOSSIBILITOU AS AULAS PRESENCIAIS CONTINUAREM OCORRENDO. PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO, AS ESCOLAS SE ADAPTARAM COM A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. NESTA PESQUISA INVESTIGAMOS COMO AS TICS FORAM IMPLEMENTADAS E EST?O SENDO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO REALIZAMOS UM QUESTION?RIO QUE FOI ENVIADO, DE FORMA DIGITAL, AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O QUESTION?RIO APRESENTAVA PERGUNTAS SOBRE CAPACITA??O E USO DE TICS DIANTE DA REALIDADE DO ENSINO REMOTO. IDENTIFICAMOS QUE A A??O PEDAG?GICA DURANTE A PANDEMIA E O ENSINO A DIST?NCIA TROUXE IN?MERAS LIMITA??ES AO ENSINO, DEVIDO ? FALTA DE INTERNET E EQUIPAMENTOS PARA QUE OS ALUNOS DO CAMPO PUDESSEM PARTICIPAR DAS AULAS, BEM COMO FORAM REALIZADAS CAPACITA??ES PARA OS PROFESSORES TRABALHAREM COM AS TECNOLOGIAS. OS PROFESSORES INFORMARAM QUE ESTE NOVO FORMATO ADICIONOU UMA NOVA CARGA DE TRABALHO, E A MAIORIA DELES MENCIONARAM QUE DOMINAVA, PARCIALMENTE, AS FERRAMENTAS VIRTUAIS. OS DOCENTES UTILIZARAM A FERRAMENTA ONLINE GOOGLE MEET PARA MINISTRAR SUAS AULAS, AL?M DE USARAM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO O ENVIO DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA OS ALUNOS QUE N?O TINHAM ACESSO ? INTERNET. A FORMA??O DOS PROFESSORES ? MUITO IMPORTANTE, POIS OS EDUCADORES DEVEM ESTAR CAPACITADOS PARA PASSAR SEGURAN?A AOS ALUNOS. NESTA NOVA REALIDADE, A TECNOLOGIA DIGITAL EST? SENDO UMA PORTA IMPORTANTE NESSE NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.