DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19 TIVEMOS DESAFIOS COM A EDUCA??O. O ENSINO PRESENCIAL FOI O MAIOR IMPACTADO EM RAZ?O DA NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE IMPOSSIBILITOU AS AULAS PRESENCIAIS CONTINUAREM OCORRENDO. PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO, AS ESCOLAS SE ADAPTARAM COM A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. NESTA PESQUISA INVESTIGAMOS COMO AS TICS FORAM IMPLEMENTADAS E EST?O SENDO UTILIZADAS POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO. PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO REALIZAMOS UM QUESTION?RIO QUE FOI ENVIADO, DE FORMA DIGITAL, AOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DE FLORIANO-PI. O QUESTION?RIO APRESENTAVA PERGUNTAS SOBRE CAPACITA??O E USO DE TICS DIANTE DA REALIDADE DO ENSINO REMOTO. IDENTIFICAMOS QUE A
A??O PEDAG?GICA DURANTE A PANDEMIA E O ENSINO A DIST?NCIA TROUXE IN?MERAS LIMITA??ES AO ENSINO, DEVIDO ? FALTA DE INTERNET E EQUIPAMENTOS PARA QUE OS ALUNOS DO CAMPO PUDESSEM PARTICIPAR DAS AULAS, BEM COMO FORAM REALIZADAS CAPACITA??ES PARA OS PROFESSORES TRABALHAREM COM AS TECNOLOGIAS. OS PROFESSORES INFORMARAM QUE ESTE NOVO FORMATO ADICIONOU UMA NOVA CARGA DE TRABALHO, E A MAIORIA DELES
MENCIONARAM QUE DOMINAVA, PARCIALMENTE, AS FERRAMENTAS VIRTUAIS. OS DOCENTES UTILIZARAM A FERRAMENTA ONLINE GOOGLE MEET PARA MINISTRAR SUAS AULAS, AL?M DE USARAM OUTRAS METODOLOGIAS DE ENSINO, COMO O
ENVIO DE ATIVIDADES IMPRESSAS PARA OS ALUNOS QUE N?O TINHAM ACESSO ? INTERNET. A FORMA??O DOS PROFESSORES ? MUITO IMPORTANTE, POIS OS EDUCADORES DEVEM ESTAR CAPACITADOS PARA PASSAR SEGURAN?A AOS
ALUNOS. NESTA NOVA REALIDADE, A TECNOLOGIA DIGITAL EST? SENDO UMA PORTA IMPORTANTE NESSE NOVO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.