ENSINO-APRENDIZAGEM DEVE SER TRABALHADO COM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS, ESPECIALMENTE NO TOCANTE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NOS TEMPOS MAIS ATUAIS, NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. É SOBRE ESSE ASSUNTO QUE O TEMA DESTE ARTIGO É DESDOBRADO. O OBJETIVO GERAL DE PESQUISA FOI: APRESENTAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELLO, NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, ESTADO DE GOIÁS, BRASIL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS; DESCREVER ASPECTOS QUE MUDARAM NO COMPORTAMENTO DA ALUNA E QUE IMPLICARAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; DESCREVER SOBRE A EVOLUÇÃO DO DESEMPENHO DA ALUNA QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS AO LONGO DA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI DE PESQUISA-AÇÃO PARTICIPANTE, ONDE OS PESQUISADORES DESENVOLVERAM JUNTO À ALUNA ALGUMAS AÇÕES INTERVENTIVAS MEDIANTE ESTRATÉGIAS MOLDADAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DETECTADAS NA ETAPA DE DIAGNOSE. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM OCORREU PRAZEROSAMENTE E EFETIVAMENTE COM USO DE ESTRATÉGIAS CONSTRUÍDAS PARA INCLUSÃO DA ALUNA. OS RESULTADOS APONTAM TAMBÉM QUE O COMPORTAMENTO DA ALUNA SOFREU MUDANÇAS POSITIVAS, COMO DEIXAR ATITUDES AGRESSIVAS. AS CONCLUSÕES TIRADAS SÃO QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM PARA INCLUSÃO NECESSITA DE ESTRATÉGIAS NORTEADORAS QUE CONSIDERAM, DENTRE OUTROS ASPECTOS, O PERFIL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM SD.