DIALOGANDO COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM OS ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80549 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1459 "inscrito_id" => 7640 "titulo" => "DIALOGANDO COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM OS ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19, CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARSCOV2), OCASIONOU IMPACTOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ONDE EDUCANDOS PASSARAM DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, MODALIDADE ESTA, QUE NÃO CONTEMPLOU A TODOS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM, EM RELAÇÃO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA. DESSA FORMA, BUSCA-SE NESSE ARTIGO ANALISAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA REALIZADA COM ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI. A MESMA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, ONDE FORAM AVALIADAS HABILIDADES DE NÍVEL BÁSICO CORRESPONDENTE À ÚLTIMA ETAPA DE CADA CICLO, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA. APÓS CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE NO 5º ANO DOS 131 ALUNOS QUE REALIZARAM A AVALIAÇÃO, 64 CONSEGUIRAM DESEMPENHO SATISFATÓRIO COM NOTA MAIOR QUE 6,0. JÁ NO 9º ANO FORAM AVALIADOS 106 ESTUDANTES, DESSE QUANTITATIVO, APENAS 23 OBTIVERAM NOTA MAIOR QUE 6,0. DIANTE DESSES RESULTADOS INFERE-SE, QUE É NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR NO CONTRA TURNO, VISTO QUE OS DISCENTES AINDA NÃO CONSOLIDARAM AS HABILIDADES, CONFORME O ANO QUE SE ENCONTRAM. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISPONHA DE PROFESSORES QUALIFICADOS E MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS, AFIM DE QUE AMBOS POSSAM INTERAGIR A TEORIA COM A PRÁTICA E MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS QUE O CONTEXTO DE PANDEMIA FOMENTOU NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, DIFICULDADES, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA113_ID9240_29072021131009.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA ALVES DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALZIRA BARROS" "autor_email" => "alzirajorayna6@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80549 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1459 "inscrito_id" => 7640 "titulo" => "DIALOGANDO COM A MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM OS ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI" "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19, CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARSCOV2), OCASIONOU IMPACTOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ONDE EDUCANDOS PASSARAM DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, MODALIDADE ESTA, QUE NÃO CONTEMPLOU A TODOS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM, EM RELAÇÃO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA. DESSA FORMA, BUSCA-SE NESSE ARTIGO ANALISAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA REALIZADA COM ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI. A MESMA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, ONDE FORAM AVALIADAS HABILIDADES DE NÍVEL BÁSICO CORRESPONDENTE À ÚLTIMA ETAPA DE CADA CICLO, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA. APÓS CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE NO 5º ANO DOS 131 ALUNOS QUE REALIZARAM A AVALIAÇÃO, 64 CONSEGUIRAM DESEMPENHO SATISFATÓRIO COM NOTA MAIOR QUE 6,0. JÁ NO 9º ANO FORAM AVALIADOS 106 ESTUDANTES, DESSE QUANTITATIVO, APENAS 23 OBTIVERAM NOTA MAIOR QUE 6,0. DIANTE DESSES RESULTADOS INFERE-SE, QUE É NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR NO CONTRA TURNO, VISTO QUE OS DISCENTES AINDA NÃO CONSOLIDARAM AS HABILIDADES, CONFORME O ANO QUE SE ENCONTRAM. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISPONHA DE PROFESSORES QUALIFICADOS E MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS, AFIM DE QUE AMBOS POSSAM INTERAGIR A TEORIA COM A PRÁTICA E MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS QUE O CONTEXTO DE PANDEMIA FOMENTOU NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, DIFICULDADES, ENSINO, APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA113_ID9240_29072021131009.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALZIRA ALVES DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALZIRA BARROS" "autor_email" => "alzirajorayna6@gmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }