A PANDEMIA DA COVID-19, CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARSCOV2), OCASIONOU IMPACTOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM DIVERSOS SETORES, INCLUSIVE NA EDUCAÇÃO, ONDE EDUCANDOS PASSARAM DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO, MODALIDADE ESTA, QUE NÃO CONTEMPLOU A TODOS, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA APRENDIZAGEM, EM RELAÇÃO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA. DESSA FORMA, BUSCA-SE NESSE ARTIGO ANALISAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE MATEMÁTICA REALIZADA COM ESTUDANTES DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ÁGUA BRANCA – PI. A MESMA TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, ONDE FORAM AVALIADAS HABILIDADES DE NÍVEL BÁSICO CORRESPONDENTE À ÚLTIMA ETAPA DE CADA CICLO, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A PESQUISA EXPLORATÓRIA QUALITATIVA. APÓS CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE NO 5º ANO DOS 131 ALUNOS QUE REALIZARAM A AVALIAÇÃO, 64 CONSEGUIRAM DESEMPENHO SATISFATÓRIO COM NOTA MAIOR QUE 6,0. JÁ NO 9º ANO FORAM AVALIADOS 106 ESTUDANTES, DESSE QUANTITATIVO, APENAS 23 OBTIVERAM NOTA MAIOR QUE 6,0. DIANTE DESSES RESULTADOS INFERE-SE, QUE É NECESSÁRIO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DE REFORÇO ESCOLAR NO CONTRA TURNO, VISTO QUE OS DISCENTES AINDA NÃO CONSOLIDARAM AS HABILIDADES, CONFORME O ANO QUE SE ENCONTRAM. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DISPONHA DE PROFESSORES QUALIFICADOS E MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS, AFIM DE QUE AMBOS POSSAM INTERAGIR A TEORIA COM A PRÁTICA E MINIMIZAR OS IMPACTOS NEGATIVOS QUE O CONTEXTO DE PANDEMIA FOMENTOU NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.