ESSE ESTUDO TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR A FORMA??O DOS PROFESSORES E AS PR?TICAS PEDAG?GICAS APLICADAS POR ELES, NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEM?TICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROFESSOR ? A PE?A PRINCIPAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM MATEM?TICO, INDEPENDENTE DO ANO ESCOLAR QUE ELE ESTEJA INSERIDO. ? DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA QUE SE APERFEI?OE PARA SER CAPAZ DE MINISTRAR E ENSINAR OS CONTE?DOS PROPOSTOS COM CLAREZA E EFIC?CIA. QUANTO AO PROCESSO INVESTIGATIVO DA PESQUISA FOI REALIZADO POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA COM PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO UM QUESTION?RIO, COM OBJETIVO EXPLORAT?RIO. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS EM GR?FICOS MEDIANTE OS LEVANTAMENTOS OBTIDOS, TORNOU-SE VIS?VEL A IMPORT?NCIA DE INVESTIR EM FORMA??ES CONTINUADAS, COMO TAMB?M A REFORMULA??O NA MATRIZ CURRICULAR/EMENDAS DAS GRADUA??ES REFERENTES ?S FORMA??ES DE PROFESSORES, PARA QUE POSSAM MELHOR DESEMPENHAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEM?TICA NOS ANOS INICIAIS.