A DANÇA POR MUITA DAS VEZES É ESTIGMATIZADA POR AQUELES QUE NÃO TÊM UM CONHECIMENTO SOBRE ESTE CAMPO, ACREDITANDO QUE A MESMA É APENAS MOVIMENTOS PARA EXPOR O CORPO. NA VERDADE AI É QUE ESTA O EQUÍVOCO, POIS DOS TIPOS DE DANÇAS AS FOLCLÓRICAS OU POPULARES EXPRESSAM MARCAS DA NOSSA HISTÓRIA E SERVEM COMO SÍMBOLOS DE IDENTIDADE DAS DIVERSAS REGIÕES DO NOSSO PAÍS. NESTA PERSPECTIVA A PARTIR DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA APROXIMAMOS OS ALUNOS AO RESGATE DAS DIVERSAS DANÇAS DOS CICLOS FESTIVOS DE PERNAMBUCO COMO FORMA DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA HISTORICAMENTE CONSTRUÍDA PELA HUMANIDADE. ASSIM SENDO ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UNIDADE TEMÁTICA DE DANÇAS COM OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ TEOBALDO DE AZEVEDO EM LIMOEIRO AGRESTE PERNAMBUCANO. COMO METODOLOGIA NOS REALIZAMOS UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE AS DANÇAS DE PERNAMBUCANO, PLANEJAMENTO EM SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICAS, ENSAIOS E SELEÇÃO DE FIGURINOS. COMO CONCLUSÃO DESTA AÇÃO REALIZAMOS NO FINAL UM FESTIVAL DE DANÇAS ONDE CADA TURMA FICOU RESPONSÁVEL POR UM TIPO DE DANÇA. COM ISSO FICOU CLARO PARA OS ALUNOS QUE AS DANÇAS DE PERNAMBUCO SÃO HERANÇAS DEIXADAS E QUE CABE A NÓS PRESERVAR E COMPARTILHAR DESSES SABERES E QUE COM A INSTRUMENTALIZAÇÃO DOS MESMOS TORNOU A EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA MAIS SIGNIFICATIVA.