O PROCESSO INCLUSIVO NO CENÁRIO AMAZÔNICO VEM PASSADO POR GRANDES QUESTIONAMENTOS SOBRE A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO NORTE DO BRASIL POR CONTA DA COMPLEXIDADE DAS REALIDADES QUE A COMPÕE. COMO OBJETIVO, BUSCOU-SE ANALISAR O DESDOBRAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA META 4 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE (2014/2024) PARA O CONTEXTO AMAZÔNICO DELIMITANDO E OBSERVANDO AS INFORMAÇÕES QUE TRATAM DA REGIÃO NORTE. COMO PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA RESPALDADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ENFOQUE DIALÉTICO ANCORADO NAS IDEIAS DE LüDKE (2013) E SÂNCHEZ GAMBOA (2008). POR MEIO DESTA INVESTIGAÇÃO, LEVANTAM-SE AS PROVOCAÇÕES REFERENTE A BUSCA PELA UNIVERSALIZAÇÃO DESSES SUJEITOS AO DIREITO MÍNIMO (ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA E AO ATENDIMENTO ESPECIALIZADO), PERANTE UM CENÁRIO GEOGRÁFICO, POLÍTICO E CULTURAL COMPOSTO DE INJUSTIÇA SOCIAL E DESIGUALDADES QUE, CONSTANTEMENTE, VEM LUTANDO PARA QUE HAJA IMPLEMENTAÇÃO E EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.