ESTE TRABALHO TEM COMO INTUITO ANALISAR COMO AS CONFIGURA??ES ESPACIAIS DOS AMBIENTES DE ENSINO INFLUENCIAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, PARTIU-SE DE PRESSUPOSTOS TE?RICOS QUE VERIFICAM O QUANTO O AUTORITARISMO EDUCACIONAL ? PATOG?NICO NA TRAJET?RIA DOS ESTUDANTES, HAJA
VISTA QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS S?O CONSTRU?DAS SOB TAL CONCEP??O, POSTO ISSO INFERIU-SE QUE REPENSAR O MODELO TRADICIONAL VIGENTE ? ALGO ALTAMENTE VALOROSO. ADEMAIS FOI FEITO UMA AN?LISE DA ESCOLA RURAL DEND? DA SERRA, INSTITUI??O ESSA QUE TRAZ UMA IDEIA DE ESCOLA INOVADORA QUE CONTRASTA COM CONCEP??ES AUTORIT?RIAS E TRADICIONAIS. TAIS DISCUSS?ES TEM CONTRIBU?DO PARA M?LTIPLAS REFLEX?ES NO PROCESSO FORMATIVO DE DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA.