ESTE ARTIGO É O RESULTADO DE ESTUDOS REALIZADOS A PARTIR DO TRABALHO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS ESTATÍSTICO E PEDAGÓGICO DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ESTUDANTE (ADE) DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MANAUS. ESTA AVALIAÇÃO ESTÁ VINCULADA AO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EDUCACIONAL DE MANAUS – SADEM. A ADE É UMA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA REALIZADA COM FINS DE AVALIAR A QUALIDADE DE ENSINO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MANAUS, E MONITORAR SEUS RESULTADOS. NESSE ÍNTERIM, TEM-SE A ANÁLISE DOS RESULTADOS DA 3.ª FASE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). OS OBJETIVOS DESTE ESTUDO É ANALISAR ESTATÍSTICA E PEDAGOGICAMENTE ALGUNS ITENS USANDO A TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) E TRAÇAR UM PERFIL DAS DIFICULDADES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. ENQUANTO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A REVISÃO DE LITERATURA SOBRE SISTEMAS AVALIATIVOS A AUTORA GATTI (2013), PARA TEÓRICOS DA TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM, VÊ-SE ANDRADE; LAROS; GOUVEIA (2010) E ROCHA (2019); PARA A ELABORAÇÃO DE ITENS TEM-SE ARAÚJO (2019), ANDRADE (2011) E SOBRE A TEMÁTICA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE- ADE, APRESENTAM-SE BREVES; ROCHA; MONTECONRADO (2017) E EJA GADOTTI (2003). OS RESULTADOS MOSTRAM A RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TRI TANTO PARA VALIDADE DOS TESTES QUANTO PARA MENSURAR A REALIDADE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE EJA 3.ª FASE NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MANAUS. ASSIM, TRAZER À REFLEXÃO QUE É POSSÍVEL A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DA ADE PARA REDIMENSIONAMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS TANTO NA SEMED SEDE QUANTO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.