NESSE ARTIGO DEBATEMOS DE QUE FORMA, OS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, REPRESENTAM A
DISCIPLINA LIBRAS DURANTE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, POR MEIO DE UM RECORTE DE UM
ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS
E QUAL SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. CONSTITUI-SE EM UMA PESQUISA
DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM DOIS DISCENTES DO CURSO DE
PEDAGOGIA. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. UTILIZAMOS
A ANÁLISE DE CONTEÚDO, MAIS ESPECIFICAMENTE A CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA. ASSIM,
APRESENTAMOS AS SEGUINTES CATEGORIAS: 1) A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE
PROFESSORES; 2) ESPECIFICIDADE PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA LIBRAS; E 3) IMAGENS E SENTIDOS
SOBRE A DISCIPLINA LIBRAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE A DISCIPLINA CONTRIBUI DE FORMA
SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FAZENDO COM QUE O DISCENTE SE AGREGUE
DE SABERES E PRÁTICAS INCLUSIVAS, COMPREENDENDO ACERCA DO ALUNO SURDO E SUA COMUNIDADE
PARA QUE O DISCENTE CONSTRUA SEU PERFIL PROFISSIONAL, COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA DE
ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO E DESCONSTRUINDO IDEIAS E CONCEITOS CONTRÁRIOS A INCLUSÃO. A
DISCIPLINA TEM AS SUAS ESPECIFICIDADES POR SER UMA DISCIPLINA QUE TRABALHA COM A ATENÇÃO
VOLTADA A MODALIDADE ESPAÇO-VISUAL, ONDE O ALUNO OUVINTE TERÁ MAIS ATENÇÃO NA REALIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES QUE, SEGUNDO OS DISCENTES ENTREVISTADOS, SÃO DINÂMICAS E MUITO PRÁTICAS.
ALÉM DE SEUS CONTEÚDOS ABORDAREM A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DO SURDO, MOSTRA A
IMPORTÂNCIA DA LIBRAS PARA A PESSOA SURDA, E SUA DIFERENCIAÇÃO GRAMATICAL, POSSUINDO
TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UMA LÍNGUA