A ESCOLHA, POR PARTE DO PESQUISADOR, DE UM ENFOQUE EPISTEMOL?GICO DENOTA TAMB?M UMA SEQU?NCIA DE ESCOLHAS TE?RICO-METODOL?GICAS A SER EXECUTADA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGA??O. NESSE SENTINDO, O PRESENTE ARTIGO POSSUI COMO OBJETIVO ANALISAR A CORRESPOND?NCIA ENTRE OS ASPECTOS METODOL?GICOS E O ENFOQUE EPISTEMOL?GICO DO MATERIALISMO HIST?RICO-DIAL?TICO, NAS DISSERTA??ES PRODUZIDAS PELOS DISCENTES DO GRUPO DE PESQUISA EM EDUCA??O ESPECIAL (GPEE) DO PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANH?O (PPGE/UFMA). A PESQUISA DO TIPO BIBLIOGR?FICA UTILIZOU COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS O LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO DESSAS PRODU??ES NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTA??ES DA INSTITUI??O, ENTRE OS ANOS DE 2006 A 2019. PARA AN?LISE DOS DADOS OBTIDOS, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM DESCRITIVA-ANAL?TICA. ASSIM, DESCOBRIU-SE QUE, DAS 32 DISSERTA??ES ENCONTRADAS, APENAS 09 IDENTIFICAVAM-SE COMO PERTENCENTES ? VERTENTE EPISTEMOL?GICA SUPRACITADA, CONSTATANDO-SE QUE, APESAR DE TAL IDENTIFICA??O, AINDA EXISTE UMA CAR?NCIA DE CLAREZA DAS DIMENS?ES DO MATERIALISMO DIAL?TICO NOS ELEMENTOS METODOL?GICOS UTILIZADOS.