Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O VALOR SIGNIFICATIVO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCENTIVO A PRÁTICA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, POLITICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO LEITORA, , Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NO AMBIENTE ESCOLAR A LEITURA LITERÁRIA DEVE SER VISTA COMO UM BEM CULTURAL CUJO ACESSO CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA, ASPECTOS COGNITIVOS, LINGUÍSTICOS E DO EXERCÍCIO DA IMAGINAÇÃO. PARTINDO DESSA REFLEXÃO, O TRABALHO AQUI APRESENTADO MANIFESTOU DUAS PROBLEMATIZAÇÕES, SENDO ELAS: QUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O INCENTIVO À LEITURA SÃO ATIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO? COMO ESTÁ OCORRENDO A PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? NESSE SENTIDO, JUSTIFICA-SE A RELEVÂNCIA DESSA INVESTIGAÇÃO PELA CONSTANTE NECESSIDADE EM SE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ESTÍMULO À PRÁTICA LITERÁRIA RECORRENTES À FORMAÇÃO DE BONS LEITORES, AO DIREITO DA CRIANÇA À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE DESDE O NASCIMENTO E O SEU INGRESSE SALDÁVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL. EM LINHAS GERAIS, OBJETIVOU CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUNHO LITERÁRIO PRESENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELEVÂNCIA DAS MESMAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO REFLEXIVA. DE FORMA ESPECIFICA, TENCIONOU COMPREENDER A ATUAÇÃO DESSAS POLÍTICAS PRESENTES NA ESCOLA E ANALISAR AS PRÁTICAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS ATRAVÉS DA LEITURA. SENDO UMA PRODUÇÃO DE ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ENTREVISTAS FOI POSSÍVEL OUVIR OS RELATOS DE DUAS DOCENTES ATUANTES, ALÉM DISSO PERCEBEMOS OS BENEFÍCIOS QUE O PROGRAMA PNLD VEM DESEMPENHANDO, BEM COMO O PNBE ATRAVÉS DAS OBRAS DO ÚLTIMO ENVIO. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE FOI DESVENDADO OS PONTOS MAIS IMPORTANTES E NECESSÁRIOS PARA SE COMPREENDER AS INTERVENÇÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO QUE SE TRATA DA AQUISIÇÃO E ACESSO AO LIVRO LITERÁRIO.

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