O PERÍODO DE ESCRAVIDÃO DA POPULAÇÃO NEGRA FOI UM MOMENTO DE COAÇÃO E TIRANIA, ONDE OS SUJEITOS ESCRAVIZADOS NÃO TINHAM NENHUM DIREITO, INCLUSIVE À EDUCAÇÃO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA TRAJETÓRIA DOS NEGROS NO SISTEMA DE ENSINO, TENDO COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR O MODO COMO A EDUCAÇÃO ERA REALIZADA NO PERÍODO COLONIAL, ALÉM DE EXPOR OS AVANÇOS DA EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO NEGRA. UTILIZAMOS NA NOSSA METODOLOGIA A REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA, TENDO COMO FERRAMENTA NORTEADORA, MATERIAL JÁ PUBLICADO SOBRE O TEMA DISPONÍVEIS NOS SEGUINTES BANCOS DE DADOS: BIREME, LILACS, PLATAFORMA CAPES E SCIELO. COM AS LUTAS INCESSANTES DA COMUNIDADE NEGRA EM BUSCA DE SUA LIBERDADE CONSEGUIRAM SE INTEGRAR À SOCIEDADE APESAR DOS CAMINHOS TRILHADOS ESTAREM CHEIOS DE EMPECILHOS E DESIGUALDADES, POSSIBILITANDO ASSIM UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA NO ACESSO À EDUCAÇÃO, O QUE FEZ COM QUE FOSSEM CRIADOS PROGRAMAS E LEIS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO DOS NEGROS AO SISTEMA DE ENSINO. CONCLUI-SE, A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS QUE POSSIBILITAM O ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA NO AMBIENTE DE ENSINO, VISANDO A PERMANÊNCIA, FOMENTANDO A DIMINUIÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIAR O ACESSO DOS NEGROS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, POSSIBILITANDO A GARANTIA DA PROMOÇÃO DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE.