RESUMO
ESTE ESTUDO REVELA SUA IMPORTÂNCIA ALÇANDO-SE NA SITUAÇÃO ATUAL DE CRISE PANDÊMICA E IMPLICÂNCIAS NO PROCESSO EDUCACIONAL SEGUNDO A DISCUSSÃO SOBRE EDUCAÇÃO HÍBRIDA, SONDANDO CONCEITO E CARACTERÍSTICAS NO PROCESSO DE ENSINO NA PERSPECTIVA DE AULAS NÃO PRESENCIAIS E SUA INTEGRAÇÃO COM ELEMENTOS PRESENCIAIS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA É DESCREVER A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA PERSPECTIVA DE AULAS NÃO PRESENCIAIS, ABORDANDO OS PRINCIPAIS DESAFIOS E DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS DO ENSINO PRESENCIAL E NÃO PRESENCIAL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESDOBRAM-SE EM SONDAR E INTERPRETAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA ENCONTRADOS POR ALUNOS E DIFICULDADES DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE NO SISTEMA DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. A METODOLOGIA DE PESQUISA É DE NATUREZA TEÓRICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E PROCEDIMENTOS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, UTILIZANDO MATERIAIS COMO LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES, DISSERTAÇÕES, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS DE PESQUISA MOSTRAM QUE A EDUCAÇÃO HÍBRIDA APRESENTA DESAFIOS QUANTO A USABILIDADE DE INTERNET, DISPONIBILIDADE DE QUALIDADE DESSA FERRAMENTA E AUSÊNCIA DE DISPOSITIVOS QUE A VIABILIZEM, ALÉM DE SOBRECARGA EM PLATAFORMAS DE ENSINO. CONCLUI-SE COM BASE NAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS QUE A SOCIEDADE FOI SURPREENDIDA PELA URGÊNCIA EM DESENVOLVER SISTEMA DE AULAS NÃO PRESENCIAIS PARA ATENDER O PROCESSO EDUCACIONAL QUE TROUXE TAMBÉM MUITOS PROBLEMAS QUE SÃO DISCUTIDOS À LUZ DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA COMO METODOLOGIA COTADA PARA RESOLUÇÃO, AO MENOS, DE PARTE DESSES.