A PESQUISA DISCUTE SOBRE O DESAFIO EDUCACIONAL DA ENSINAGEM NO CAMPO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL LOCALIZADA EM CIDADE DO SUL DO ESTADO DO MARANHÃO. PARA TANTO, VISA FAZER UMA ANÁLISE DO TIPO DE GESTÃO APONTADO NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO CENÁRIO DA PRESENTE PESQUISA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO QUE APLICA A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO PARA PRODUÇÃO DE DADOS, CONTENDO FINALIDADE EXPLORATÓRIA, ABORDAGEM QUALITATIVA, ALÉM DO PROCEDIMENTO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO, POIS SE FUNDAMENTA, EM ESPECIAL, NOS SABERES DE FREIRE RELATIVOS À EDUCAÇÃO POPULAR; NOS ENSINAMENTOS DE LIBÂNEO TANGENTES À DIDÁTICA; E NAS LIÇÕES DE LUCK ET AL. SOBRE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. LOGO, DESCORTINA-SE, NESSA LINHA DE ESTUDOS, O ASPECTO POSITIVO DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR COMO FATOR QUE AJUDA A VENCER A DIFICULDADE REFERENTE À ENSINAGEM. ENTÃO, DESLINDA-SE, NESSE VIÉS, A CRIATIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA SUPERAR O DESAFIO EDUCACIONAL DE ESTIMULAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.