Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020

Palavra-chaves: ESTADO DA ARTE, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, PEDAGOGIA DECOLONIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79886
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 2301
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020"
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL.\r\n
      PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, PEDAGOGIA DECOLONIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2301_28072021172223.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI"
    "autor_email" => "profalinebelle@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79886
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 2301
    "titulo" => "O ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) DE 2010 A 2020"
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL.\r\n
      PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, PEDAGOGIA DECOLONIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA, GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA102_ID2301_28072021172223.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BELLE LEGRAMANDI"
    "autor_email" => "profalinebelle@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL. PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.