A EDUCAÇÃO É PERSONAGEM ESSENCIAL E POSSUI PAPEL DE PRESERVAÇÃO DESSAS MANEIRAS DE DOMÍNIO COLONIAL, ASSIM COMO, PELA DIALOGICIDADE, PODE COLABORAR PARA SUPERÁ-LO. A PEDAGOGIA DECOLONIAL DESPONTA, NESSE CENÁRIO, COMO PRINCÍPIOS PARA PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DE INDIVÍDUOS APTOS AO ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE TIRÂNICA DA MODERNIDADE-COLONIALIDADE. PORTANTO, SENDO A TEMÁTICA INVESTIGADA UM CAMPO DE PESQUISA, NO BRASIL, EM EXPANSÃO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO PERCORRER UM CAMINHO QUE NÃO SÓ MANTENHA A DILIGÊNCIA NA REVISÃO DA LITERATURA, MAS QUE TINHA COMO PONTO DE CHEGADA O ESTADO DA ARTE SOBRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA DECOLONIAL.
PARA TAL, UTILIZOU-SE COMO CRITÉRIO A BUSCA ELETRÔNICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES, COM O DESCRITOR “PEDAGOGIA DECOLONIAL” PUBLICADOS ENTRE JANEIRO DE 2010 E DEZEMBRO DE 2020. COMO PERGUNTA FORMULADA PARA AS BUSCAS, ELEGEMOS: O QUE A LITERATURA CIENTÍFICA VEM PRODUZINDO E PUBLICANDO NA BDTD SOBRE PEDAGOGIAS DECOLONIAIS NOS ANOS DE 2010 A 2020? O LEVANTAMENTO FOI EFETUADO NO MÊS DE ABRIL DE 2021. A META-ANÁLISE RESTRINGE-SE AOS ASPECTOS GERAIS DESSES ESTUDOS, POR MEIO DA REGULARIDADE TEMPORAL DE PUBLICAÇÕES, TIPOS DE INSTITUIÇÕES QUE ABRIGARAM ESSES ESTUDOS E REGIÕES DO PAÍS ONDE ESTÃO SITUADAS, ABORDAGEM METODOLÓGICA USADA, INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E TÉCNICAS DE ANÁLISES DOS DADOS. CABE RESSALTAR QUE A ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA SE FAZ PRESENTE, POIS HÁ QUE SE MANTER O RIGOR ACADÊMICO EXIGIDO EM PESQUISAS. ASSIM, O QUADRO EPISTEMOLÓGICO É COMPOSTO POR AUTORES DA TEORIA PÓS-COLONIAL E A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É A QUANTITATIVA.