O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO REFLEXIVO DA EXPERIÊNCIA DE UMA GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO 3° PERÍODO, DA UFRN - CERES (CAICÓ-RN), QUE TRABALHOU ENQUANTO MONITORA BOLSISTA NO PROJETO DE EXTENSÃO "MEMÓRIA POPULAR, DIREITOS HUMANOS E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SERIDÓ”. BUSCA-SE ELUCIDAR AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SERIDÓ POTIGUAR, DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, (PRINCIPALMENTE DESSA REGIÃO), ELENCANDO-SE CONSIDERAÇÕES TEÓRICO-REFLEXIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) E SUA IMPORTÂNCIA, ENQUANTO INSTÂNCIA AUXILIAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS EMPODERADOS E PROTAGONISTAS DAS SUAS VIDAS. PARA A ELABORAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO, UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO (ATRAVÉS DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS ACERCA DO TEMA EM QUESTÃO) E DE CUNHO QUALITATIVO, REFLETINDO-SE TEORICAMENTE SOBRE EDH E MOVIMENTOS SOCIAIS NO SERIDÓ DO RIO GRANDE DO NORTE.