Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO REMOTO, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81343
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 8766
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA \r\n
      ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, \r\n
      PARAÍBA
      """
    "resumo" => """
      A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO. \r\n
      O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO \r\n
      CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE \r\n
      PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO \r\n
      II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES \r\n
      DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, \r\n
      EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. \r\n
      QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS \r\n
      PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES \r\n
      PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS. \r\n
      POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA \r\n
      A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA, \r\n
      NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR\r\n
      METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E \r\n
      COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO REMOTO, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8766_09102021140614.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSYA KATIANE DE ARAÚJO ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSYA KATIANE"
    "autor_email" => "alessya.katiane.2010@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81343
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2483
    "inscrito_id" => 8766
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA \r\n
      ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, \r\n
      PARAÍBA
      """
    "resumo" => """
      A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO. \r\n
      O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO \r\n
      CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE \r\n
      PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO \r\n
      II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES \r\n
      DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, \r\n
      EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. \r\n
      QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS \r\n
      PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES \r\n
      PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS. \r\n
      POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA \r\n
      A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA, \r\n
      NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR\r\n
      METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E \r\n
      COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO REMOTO, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8766_09102021140614.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSYA KATIANE DE ARAÚJO ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSYA KATIANE"
    "autor_email" => "alessya.katiane.2010@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS. POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA, NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.