ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO
FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA
ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE,
PARAÍBA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81343 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2483 "inscrito_id" => 8766 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA \r\n ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, \r\n PARAÍBA """ "resumo" => """ A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO. \r\n O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO \r\n CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE \r\n PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO \r\n II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES \r\n DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, \r\n EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. \r\n QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O \r\n DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS \r\n PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES \r\n PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS. \r\n POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA \r\n A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA, \r\n NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR\r\n METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E \r\n COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO REMOTO, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8766_09102021140614.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSYA KATIANE DE ARAÚJO ABRANTES" "autor_nome_curto" => "ALESSYA KATIANE" "autor_email" => "alessya.katiane.2010@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81343 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2483 "inscrito_id" => 8766 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO\r\n FUNDAMENTAL II DURANTE A PANDEMIA: EXPERIÊNCIA NA \r\n ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, CAMPINA GRANDE, \r\n PARAÍBA """ "resumo" => """ A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO. \r\n O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO \r\n CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE \r\n PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO \r\n II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES \r\n DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO, \r\n EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. \r\n QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O \r\n DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS \r\n PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES \r\n PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS. \r\n POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA \r\n A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA, \r\n NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR\r\n METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E \r\n COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO REMOTO, ENSINO-APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8766_09102021140614.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSYA KATIANE DE ARAÚJO ABRANTES" "autor_nome_curto" => "ALESSYA KATIANE" "autor_email" => "alessya.katiane.2010@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }