A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIANDO É REPLETA DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES AO LONGO DO PROCESSO FORMATIVO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É UM MOMENTO IMPORTANTE, POIS É ONDE MUITOS DISCENTES TERÃO O PRIMEIRO
CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLAR E ATUARÃO COMO PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARTINDO DESSE
PRESSUPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
II DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), CAMPUS I, DESENVOLVIDO ENTRE OS MESES
DE JULHO E SETEMBRO DE 2021, EM UMA TURMA DO 8º ANO (VESPERTINO) DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANTONINO,
EM CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. A METODOLOGIA ADOTADA É A QUALITATIVA, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA.
QUANTO AOS OBJETIVOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA. CONCLUI-SE QUE O ESTÁGIO PROPORCIONOU O
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS QUE FACILITARAM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
PARTICIPANTES. NO ENTANTO, APESAR DE TODOS OS ESFORÇOS, POUCOS ALUNOS RETORNAVAM COM AS ATIVIDADES
PROPOSTAS, NÃO SENDO POSSÍVEL TER UMA VISÃO MAIS AMPLA DOS RESULTADOS A PARTIR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS.
POR FIM, MESMO DURANTE O ENSINO REMOTO, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU SIGNIFICATIVAMENTE PARA
A FORMAÇÃO INICIAL, UMA VEZ QUE PROPICIOU A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE, DE CERTA FORMA,
NÃO ERAM EMPREGADAS CONVENCIONALMENTE, E CHAMOU A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE SE MESCLAR
METODOLOGIAS TRADICIONAIS COM METODOLOGIAS INOVADORAS, BUSCANDO SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E
COLABORATIVA DOS ALUNOS NAS AULAS.