Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO

Palavra-chaves: GESTOR ESCOLAR, UNIDADE ESCOLAR, PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, Pôster (PO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82392
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1724
    "inscrito_id" => 7796
    "titulo" => "AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, UNIDADE ESCOLAR, PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID7796_16092021100518.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAFÉ MARTINS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JAFÉ ALMEIDA"
    "autor_email" => "jafemartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIDA- UNIVERSIDAD DE LAS INTREGACIÓN DE LAS AMÉRICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82392
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1724
    "inscrito_id" => 7796
    "titulo" => "AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO -GRE - LIBERDADE, SALVADOR - BAHIA NO ANO"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "GESTOR ESCOLAR, UNIDADE ESCOLAR, PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID7796_16092021100518.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAFÉ MARTINS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JAFÉ ALMEIDA"
    "autor_email" => "jafemartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIDA- UNIVERSIDAD DE LAS INTREGACIÓN DE LAS AMÉRICAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.