CONSIDERANDO A PRÁTICA GERENCIAL NA UNIDADE ESCOLAR, TENDO O GESTOR COMO PROTAGONISTA DA GESTÃO, PENSANDO NO PAPEL DO GESTOR E O INFLUXO NO RESULTADO ACADÊMICO, ESSA INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS INTERVENÇÕES DO GESTOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E O INFLUXO NOS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA GRE - LIBERDADE SALVADOR – BAHIA NO ANO DE 2015. OPTOU-SE POR UMA INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, COM O ENFOQUE QUANTITATIVO E QUALITATIVO (MISTO). FORAM PESQUISADAS QUATRO UNIDADES ESCOLARES, UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO, QUESTIONÁRIO, ENTREVISTA, BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL, EM DIÁRIO DE CLASSE, ATAS DE RESULTADOS FINAIS, COM O FOCO NO PRIMEIRO ANO DE ESCOLARIZAÇÃO. PARTICIPARAM DESSA INVESTIGAÇÃO QUATRO GESTORES, CINCO VICE GESTORES, QUATRO COORDENADORES PEDAGÓGICOS E 15 PROFESSORES. OS RESULTADOS DOS INSTRUMENTOS FORAM ANALISADOS E ENTRELAÇADOS, BUSCANDO COMPREENDER A VERACIDADE DOS FATOS EVIDENCIADOS PELOS PESQUISADOS, BEM COMO AS QUESTÕES TÁCITAS QUE ENVOLVERAM OS PROCESSOS. COMO RESULTADO, PÔDE-SE OBSERVAR QUE TRÊS DAS QUATRO ESCOLAS PESQUISADAS NÃO DESENVOLVEM UMA GESTÃO PEDAGÓGICA DEMOCRÁTICA, BEM COM SEUS GESTORES NÃO FAZEM INTERVENÇÃO E TAMPOUCO COMPREENDEM SEU SIGNIFICADO. SOMENTE UMA ESCOLA, GERENCIA DEMOCRÁTICA E PEDAGOGICAMENTE, ONDE GESTOR COMPREENDE E FAZ INTERVENÇÃO FOCANDO NA APRENDIZAGEM. OS ASPECTOS ÉTICOS DA INVESTIGAÇÃO FORAM GARANTIDOS BASEADOS NOS PRINCÍPIOS DA RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE Nº 510/2016. POR FIM, FOI CONSTATADO QUE INDEPENDENTE DAS INTERVENÇÕES DOS GESTORES, OS RESULTADOS SÃO SEMELHANTES EM TODAS AS UNIDADES ESCOLARES.