ESTE ESTUDO É UM RECORTE DA TESE DE DOUTORADO QUE INVESTIGOU AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL, SOBRE A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR. PARA ESTE ARTIGO EM ESPECIAL CONCENTRAMOS A ANÁLISE NA CARACTERIZAÇÃO GERAL DAS TESES ENTRE OS ANOS DE 1999 A 2016 QUE INVESTIGARAM A TEMÁTICA CONFLITO E VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A CONDUÇÃO METODOLÓGICA DE COLETA DE REGISTRO FOI DA ABORDAGEM QUANTITATIVA, USANDO A TÉCNICA DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA, PELO PROGRAMA SOFTWARE ESTATÍSTICO LIVRE R E O MÉTODO COMPARATIVO. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI COMPOSTA PELAS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS COLETADAS NA PLATAFORMA DE INDEXAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). A ANÁLISE DOS DADOS CONSIDEROU OS VÍNCULOS INSTITUCIONAIS, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DA PRODUÇÃO, O GÊNERO E O TIPO DE INSTITUIÇÃO. PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS USAMOS AS LEITURAS SELETIVA, LEITURA CRÍTICA OU REFLEXIVA E LEITURA INTERPRETATIVA E TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PERCURSOS METODOLÓGICOS E TEÓRICOS DAS TESES. OS RESULTADOS IDENTIFICARAM QUE AS TESES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA, DO PERÍODO DE 1999 A 2016, FORAM PRODUZIDAS POR PESQUISADORES DO SEXO FEMININO, AS REGIÕES SUDESTE E SUL FORAM AS QUE MAIS PRODUZIRAM, SENDO QUE AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE APRESENTARAM UM PERCENTUAL MAIOR DE PRODUÇÃO TOTAL. CONCLUÍMOS QUE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL TIVERAM RIGOR TEÓRICO-METODOLÓGICO E ÉTICO NA RELAÇÃO COM SEU OBJETO DE PESQUISA E COM OS SEUS COLABORADORES.