O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO PRINCIPAL PRETENSÃO INVESTIGATIVA, ESTUDAR OS DIVERSOS IMPACTOS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA E CULTURA BRASILEIRA DOS ALUNOS EM MOBILIDADE ACADÊMICA DA UFRR, BEM COMO, ACOMPANHAR, POR MEIO DOS RESULTADOS DO EXAME CELPE-BRAS, A EVOLUÇÃO DOS PRETENSOS ESTUDANTES DO PROGRAMA CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO – PEC- G, FAZENDO AJUSTES, NECESSÁRIOS, NO CURSO OFERTADO PARA CONSEGUIR ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS DE FORMA CONTÍNUA. FORAM ESTUDADOS E ANALISADOS OS RESULTADOS DO CELPE-BRAS A PARTIR DO ANO DE 2017, ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO PLE/PLA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. A ESCOLHA É PERTINENTE POR SER A TURMA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PRÉ-PEC-G, EM PREPARAÇÃO PARA O EXAME CELPE-BRAS, E PELOS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DURANTE O CURSO. PORTANTO, OS DADOS QUE SUBSIDIARAM ESTA PESQUISA FORAM COLETADOS POR MEIO DO CURSO PLE/PLA, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. CONSEGUIR ELEVAR O NÍVEL DOS ALUNOS E ATINGIR UMA APROVAÇÃO DE 100% DE TODOS OS ALUNOS QUE INGRESSAM E PERMANECEM NO CURSO DE PLE/PLA FOI UMA GRANDE CONQUISTA PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ALUNOS, PROFESSORES, ESTAGIÁRIOS, BOLSISTAS, VOLUNTÁRIOS, COORDENADORA E TAMBÉM PARA A UFRR.