Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A NEUTRALIZAÇÃO DOS MITOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, HFC, PSEUDO-HISTÓRIA, MITOS, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81004
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2059
    "inscrito_id" => 1472
    "titulo" => """
      O USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A \r\n
      NEUTRALIZAÇÃO DOS MITOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO DISCUTE COMO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) TRAZ CONTRIBUIÇÕES \r\n
      POSITIVAS NO SENTIDO DE NEUTRALIZAR ALGUNS MITOS CIENTÍFICOS OU PSEUDO-HISTÓRIAS EM SALA\r\n
      DE AULA. A METODOLOGIA ADOTADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA \r\n
      BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, EM REVISTAS ESPECIALIZADAS. \r\n
      OS RESULTADOS APONTAM QUE OS MITOS CIENTÍFICOS QUANDO BANALIZADOS NO ENSINO TRAZEM \r\n
      IMPLICAÇÕES NÃO DESEJÁVEIS PARA A IMAGEM DA CIÊNCIA. PORTANTO, ENTENDEMOS QUE A \r\n
      UTILIZAÇÃO DE FATOS RELACIONADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA HFC, POR PARTE DOS \r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS, EM ESPECIAL DA FÍSICA, CONTRIBUI DE FORMA ADEQUADA E \r\n
      POSITIVA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS COERENTE E DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO \r\n
      CIENTIFICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HFC, PSEUDO-HISTÓRIA, MITOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1472_30092021090429.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUES"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.geo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81004
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2059
    "inscrito_id" => 1472
    "titulo" => """
      O USO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A \r\n
      NEUTRALIZAÇÃO DOS MITOS HISTÓRICOS NO ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO DISCUTE COMO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) TRAZ CONTRIBUIÇÕES \r\n
      POSITIVAS NO SENTIDO DE NEUTRALIZAR ALGUNS MITOS CIENTÍFICOS OU PSEUDO-HISTÓRIAS EM SALA\r\n
      DE AULA. A METODOLOGIA ADOTADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA \r\n
      BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, EM REVISTAS ESPECIALIZADAS. \r\n
      OS RESULTADOS APONTAM QUE OS MITOS CIENTÍFICOS QUANDO BANALIZADOS NO ENSINO TRAZEM \r\n
      IMPLICAÇÕES NÃO DESEJÁVEIS PARA A IMAGEM DA CIÊNCIA. PORTANTO, ENTENDEMOS QUE A \r\n
      UTILIZAÇÃO DE FATOS RELACIONADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA HFC, POR PARTE DOS \r\n
      PROFESSORES DE CIÊNCIAS, EM ESPECIAL DA FÍSICA, CONTRIBUI DE FORMA ADEQUADA E \r\n
      POSITIVA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS COERENTE E DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO \r\n
      CIENTIFICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HFC, PSEUDO-HISTÓRIA, MITOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1472_30092021090429.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGUES"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.geo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO DISCUTE COMO A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (HFC) TRAZ CONTRIBUIÇÕES POSITIVAS NO SENTIDO DE NEUTRALIZAR ALGUNS MITOS CIENTÍFICOS OU PSEUDO-HISTÓRIAS EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA ADOTADA PARA A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DA REVISÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS, EM REVISTAS ESPECIALIZADAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS MITOS CIENTÍFICOS QUANDO BANALIZADOS NO ENSINO TRAZEM IMPLICAÇÕES NÃO DESEJÁVEIS PARA A IMAGEM DA CIÊNCIA. PORTANTO, ENTENDEMOS QUE A UTILIZAÇÃO DE FATOS RELACIONADOS A PARTIR DE UMA ABORDAGEM DA HFC, POR PARTE DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS, EM ESPECIAL DA FÍSICA, CONTRIBUI DE FORMA ADEQUADA E POSITIVA PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS COERENTE E DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.