A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO
ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE
SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS,
ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO
OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS,
QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA
COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS
FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES
RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS,
FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE
CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2)
AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%),
TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M.
(4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS
PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS
ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM
DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E
DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS.