Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80898
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1930
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO."
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO\r\n
      ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE\r\n
      SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS,\r\n
      ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO\r\n
      OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS,\r\n
      QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA\r\n
      COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS\r\n
      FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES\r\n
      RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS,\r\n
      FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE\r\n
      CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2)\r\n
      AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%),\r\n
      TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M.\r\n
      (4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS\r\n
      PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS\r\n
      ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM\r\n
      DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E\r\n
      DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8404_28092021182020.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA SANTOS CARDOZO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA "
    "autor_email" => "bruna.s.cardozo@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80898
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1930
    "inscrito_id" => 8404
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA ESCOLA: REFERENCIAIS TEÓRICOS EMETODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO BRASILEIRO."
    "resumo" => """
      A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO\r\n
      ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE\r\n
      SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS,\r\n
      ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO\r\n
      OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS,\r\n
      QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA\r\n
      COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS\r\n
      FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES\r\n
      RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS,\r\n
      FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE\r\n
      CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2)\r\n
      AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%),\r\n
      TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M.\r\n
      (4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS\r\n
      PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS\r\n
      ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM\r\n
      DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E\r\n
      DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, REVISÃO SISTEMÁTICA, ANÁLISE DE CONTEÚDO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID8404_28092021182020.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA SANTOS CARDOZO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA "
    "autor_email" => "bruna.s.cardozo@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PODE SER ENTENDIDA COMO UM PROCESSO PELO QUAL UM INDIVÍDUO ADQUIRE CONHECIMENTOS SOBRE AS QUESTÕES AMBIENTAIS E SEUS IMPACTOS SOCIAIS E A QUESTIONA E SE SENSIBILIZA COM A TEMÁTICA. NA ESCOLA, É PRECISO EMPREGAR RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS, ENFATIZAR A REFLEXÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS, POIS A EA PRESUME AÇÃO. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E AS METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS NAS ESCOLAS, QUANDO SE ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA (EAC). UTILIZOU-SE A REVISÃO SISTEMÁTICA COMO FONTE DE DADOS, OBTENDO 14 ARTIGOS NA BASE DE DADOS PERIÓDICOS CAPES. ESTES TRABALHOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (2016) OBTENDO-SE OS SEGUINTES RESULTADOS: 1) METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS MAIS ADOTADAS: ATIVIDADES COMO DESENHOS, FOTOGRAFIAS E MODELOS MATEMÁTICOS (23,8%), OFICINAS (23,8%), AULAS TEÓRICAS COM RODAS DE CONVERSA E VÍDEOS (14,3%), DEBATES E DISCUSSÕES (14,3%), E JOGOS, COMO GINCANAS (9,4%); 2) AUTORES MAIS CITADOS: LOUREIRO, C. (29,90%), GUIMARÃES, M. (19,40%), SAUVE, L (10,44%), TOZONI-REIS, M. (8,95%), LAYRARGUES, P. (8,95%), CARVALHO, L.M. (8,95%), SORRENTINO, M. (4,47%), LEFF, E. (4,47%) E MORIN, E. (4,47%). NOTA-SE QUE AS DIFERENTES METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS BUSCAM DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E RACIOCÍNIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO QUE AS ATIVIDADES DINÂMICAS E PARTICIPATIVAS, QUE UNEM TEORIA E PRÁTICA SÃO EFICIENTES, E QUE EXISTEM DIFERENTES PESQUISADORES REFERÊNCIAS DA EAC, O QUE PODE NOS INDICAR APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS EM SUAS DEFINIÇÕES, ABORDAGENS E CONCEITOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.