ESTE ARTIGO VISA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE LEITURA DA OBRA “OS MISERÁVEIS” DE VICTOR HUGO, TRADUZIDA E ADAPTADA POR WALCYR CARRASCO (2012). NO PRIMEIRO MOMENTO OPTOU- SE POR TRAZER, DE FORMA RESUMIDA, A BIOGRAFIA DOS AUTORES CITADOS. EM SEGUIDA, FORAM EXPOSTAS AS IMPRESSÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE CLÁSSICOS DA LITERATURA. POSTERIORMENTE, APRESENTA-SE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ATIVIDADES QUE OBJETIVAM INCENTIVAR A LEITURA NOS ALUNOS DE UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA DO PROJETO DIDÁTICO FOI BASEADA NUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEGUINDO O MODELO DO ESQUEMA DE DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004). DESSE MODO, ESTE ESTUDO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SOBRETUDO, NO INCENTIVO A LEITURA, ANFITRIÃ DA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO PLENO DO ALUNO. A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NO QUAL O INDIVÍDUO ADQUIRE E ASSIMILA VÁRIOS TIPOS DE CONHECIMENTOS DIFERENTES. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM PROCESSO DE CONSCIENCIALIZAÇÃO CULTURAL E COMPORTAMENTAL, QUE SE MATERIALIZA NUMA SÉRIE DE HABILIDADES E VALORES QUE SERÁ UTEIS A TODOS DIVERSOS CICLOS DE VIDA QUE QUALQUER SUJEITO SE DEPARE. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO BIBLIOGRÁFICA COM POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS LITERÁRIAS. ENTRE OS DIVERSOS TIPOS DE PESQUISA, ESTE DEFINE O MELHOR DELINEAMENTO A SER EMPREGADO PARA QUE OS OBJETIVOS POSSAM SER ALCANÇADOS.