O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FOCO OS PRESSUPOSTOS FREIREANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. A METODOLOGIA QUE FOI ADOTADA NA FORMULAÇÃO DO TRABALHO SE BASEIA EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS TAIS COMO LIVROS, REVISTAS, PESQUISA DE MANUAIS, TRATADOS, ARTIGOS INDEXADOS. ASSIM, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR A TEMATIZAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS FREIREANOS NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, COMO FORMA DE CONJECTURAR SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA ÁREA EM RELEVO. DESTACA-SE AINDA QUE COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAR ESSA ANÁLISE, APRESENTAMOS UMA BREVE ABORDAGEM COM BASE NAS IDEIAS E CONCEITOS DE PAULO FREIRE SOBRE A EDUCAÇÃO, BUSCAMOS TAMBÉM CONCEITUAR O QUE SÃO OS PRESSUPOSTOS FREIREANOS E, POR FIM RELACIONAR COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL. EM SÍNTESE, A PRESENTE PESQUISA MANTÉM O TEMA EM ABERTO, PROPONDO A CONTRIBUIÇÃO SOBRE O TEMA, MAS TAMBÉM VISLUMBRANDO NOVAS PROPOSIÇÕES DE PESQUISA COM A FINALIDADE DE ATUALIZAR OU CONTEXTUALIZAR OS PONTOS QUE AQUI FORAM ABORDADOS.