RESUMO
O PRESENTE TRABALHO VERSA SOBRE ARGUMENTAÇÃO EM QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. SENDO POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS APRESENTAM GRANDE POTENCIAL PARA DESENVOLVER O PROCESSO ARGUMENTATIVO, POIS AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS SÃO CONTROVERSAS E GERADORAS DE DISCUSSÕES PAUTADAS EM DIVERGÊNCIAS DE OPINIÕES. O OBJETIVO AQUI É APRESENTAR E EVIDENCIAR O CONCEITO E A FUNÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO E DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DESSAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, JÁ QUE TANTO A ARGUMENTAÇÃO QUANTO AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS ESTABELECEM ASPECTOS E CONCEPÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ÉTICO E MORAL DO INDIVÍDUO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM O INTUITO DE APONTAR O CONCEITO DA ARGUMENTAÇÃO E DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. PARA TANTO, ESSE CONTEÚDO, AQUI APRESENTADO, PODERÃO SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E AUXILIAR NA PERCEPÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DE POSSÍVEIS DISCUSSÕES ACERCA DA TEMÁTICA ABORDADA, JÁ QUE AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS APRESENTA POTENCIAL PARA GERAR DISCUSSÕES.