ESTA PESQUISA, ASSIM COMO A FUTURA PESQUISA, TEM COMO FOCO CENTRAL A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS, SOBRETUDO NOS USOS COM AS CRIANÇAS. O OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS EM SEU COTIDIANO. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS ANALISAR A FORMAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA NO ESPAÇO UTILIZADO ESCOLAR, AS MUDANÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DA INSERÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO PARA REFLEXÃO CRÍTICA DO PROFESSOR E COMO É A COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO INFANTIL COM A MIDIATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES (RECEBIDAS E TRANSMITIDAS) NA COMUNIDADE ESCOLAR. PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE ESSES PROFISSIONAIS ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS DIGITAIS E ESTUDOS COMPARTILHADOS TEM SUPERADO ESSES DESAFIOS E DESCOBERTO NOVAS FORMAS DE APRENDER E ENSINAR, PRINCIPALMENTE DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA, A PESQUISA SERÁ REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA TERÁ EM SUA FUNDAMENTAÇÃO UM ESTUDO DESCRITIVO DE NATUREZA, SOBRETUDO, QUALITATIVA. ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SERÃO REALIZADAS, TAMBÉM, REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O TEMA, ANÁLISE DOCUMENTAL, ALÉM DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E PARA ANÁLISE POSTERIOR DE DADOS. COMO OS PROFESSORES CONSEGUEM SUPERAR DESAFIOS E BLOQUEIOS TECNOLÓGICOS NO SEU COTIDIANO? ATUALMENTE, A MIDIATIZAÇÃO E AS TECNOLOGIAS ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS ESPAÇOS E CADA VEZ MAIS SENDO UTILIZADAS NA APRENDIZAGEM E NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRINCIPALMENTE APÓS O RECONHECIMENTO DA PANDEMIA E DO ISOLAMENTO PROVOCADOS PELO NOVO CORONAVÍRUS.